O que se aprende ao longo da educação básica forma a base de todos os outros aprendizados da vida dos indivíduos. Dessa forma, os objetivos do Ensino Fundamental são rotas traçadas a fim de que as crianças e pré-adolescentes se desenvolvam, pessoal e socialmente.
Enquanto na Educação Infantil as crianças estão descobrindo o mundo, no Ensino Fundamental, seu desenvolvimento cognitivo e emocional são mais complexos. Considerando a complexidade desse estágio de desenvolvimento, a educação voltada para esses alunos deve fornecer meios para que eles se desenvolvam em todo o seu potencial.
Neste post, abordaremos os objetivos do Ensino Fundamental. Além disso, falaremos dos projetos desenvolvidos pelo Colégio Motivo, a fim de fortalecer o desenvolvimento dos alunos durante essa etapa da educação. Descubra!
Objetivos de aprendizagem Ensino Fundamental previstos em Lei
A Lei de Diretrizes e Bases (LDB) da Educação Nacional é o instrumento legal que rege a educação no nosso país e foi aprovada em 1996. Em seu art. 32, o texto prevê os objetivos do Ensino Fundamental como sendo:
I – o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo;
II – a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade;
III – o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores;
V – o fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social.
BNCC objetivos de aprendizagem
Além dos objetivos do Ensino Fundamental, a LDB também prevê que os ensinos Infantil, Fundamental e Médio devem seguir uma base nacional comum.
Porém, somente em 2015 essa Base Nacional Comum Curricular (BNCC) foi disponibilizada. Trata-se de um documento com normas a serem seguidas pelas instituições educacionais para formularem suas propostas pedagógicas. Mais do que isso, a BNCC:
“…Define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica.”
BNCC Ensino Fundamental 1
Quanto ao plano de aula dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, a BNCC fundamenta que as múltiplas aprendizagens devem progredir em conformidade com as experiências previamente vividas pela criança. Além disso, as situações lúdicas de aprendizagem devem ser valorizadas ao trabalhar essa progressão.
BNCC Ensino Fundamental 2
Já no Fundamental 2, os conhecimentos introduzidos no Fundamental 1 devem ser aprofundados, o que preparará o aluno para ingressar no Ensino Médio. Nessa fase escolar, a BNCC defende que:
“os estudantes se deparam com desafios de maior complexidade, sobretudo devido à necessidade de se apropriarem das diferentes lógicas de organização dos conhecimentos relacionados às áreas”.
Desenvolver a capacidade de aprender
Quando as crianças iniciam o Ensino Fundamental, a escola já não é novidade para elas. Mas as habilidades que desenvolvem nesses anos são! No Ensino Fundamental Anos Iniciais, as crianças evoluem na linguagem e na maneira como pensam.
Juntamente com as mudanças físicas que ocorrem ao longo do Ensino Fundamental, suas habilidades de raciocínio e resolução de problemas aumentam significativamente.
O campo socioemocional também sofre várias mudanças, durante os longos 9 anos em que os alunos permanecerão no Ensino Fundamental. Sem falar das mudanças ainda mais acentuadas nos Anos Finais, quando entram na pré-adolescência.
Com o desenvolvimento de um raciocínio cada vez mais complexo, os alunos se tornam cada vez mais preparados para aprender coisas também mais complexas. Por isso, deve fazer parte dos objetivos de aprendizagem do Ensino Fundamental explorar essas novas capacidades das crianças da melhor forma possível.
Como explorar as novas capacidades das crianças do Ensino Fundamental
De acordo com a LDB, o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo devem ser os meios básicos para nortear o desenvolvimento da capacidade de aprender no Ensino Fundamental.
Dessa forma, é imprescindível que a proposta pedagógica incentive e dê suporte ao desenvolvimento da leitura, da escrita e da matemática. Como fazer isso? Veja a seguir!
Projetos e mais projetos
O Colégio Motivo desenvolve um trabalho pedagógico que trabalha para que seus alunos progridam ao máximo nas competências previstas pela BNCC. O nosso objetivo é fornecer ao aluno bases para que ele lidere o seu próprio futuro. Para isso, vários projetos e ações fazem parte do nosso currículo no Ensino Fundamental, veja abaixo:
Projetos de leitura
A leitura é algo que deve ser incentivado na criança desde cedo, a fim de estimular o prazer por ler e aumentar a probabilidade de ela criar o hábito da leitura.
Por essa razão, um dos objetivos do Ensino Fundamental no Colégio Motivo é o estímulo à leitura. Com o Projeto Prazer de Ler e o dos Cem Livros, as crianças ampliam o gosto pelas narrativas literárias.
Solenidade de Autógrafo
Neste evento, cada turma do 1° ano do Ensino Fundamental produz um livro coletivo. Depois de pronto, é autografado por eles numa solenidade, junto aos amigos e familiares.
Dessa forma, trabalha-se a escrita, leitura, noção de pertencimento, autoestima e fortalece o vínculo familiar, uma vez que a família da criança irá prestigiá-la no evento.
Semana da Poesia e Motivo Cultural
A semana da poesia foi criada para que as crianças apresentem suas descobertas por meio de poemas cantados.
Já o Motivo Cultural é um evento onde as crianças mostram aos familiares os projetos em que trabalharam durante o ano escolar.
Fortalecimento das bases para uma vida social mais humana
Ao longo do ano, nossos alunos protagonizam ações sociais e campanhas solidárias, as quais incentivam a responsabilidade social e o engajamento de nossos jovens para despertar a empatia e a solidariedade.
Além disso, o Colégio Motivo trabalha para que os alunos reconheçam que os indivíduos possuem suas particularidades e que tais diferenças sejam respeitadas.
Objetivos de ensino aprendizagem Ensino Fundamental: a “criança inteira”
Pesquisas recentes nas áreas de neurociência, ciências do desenvolvimento e da aprendizagem, educação, sociologia e muitos outros campos confirmam que as crianças devem ser tratadas como “criança inteira”. O que é esse termo?
O termo é utilizado como uma forma de explicar que as crianças não podem ser fragmentadas. Ou seja, que não dá para subestimar os sentimentos e as afetividades do indivíduo durante o processo de desenvolvimento.
A criança inteira, completa, é um sujeito de direito, a sua identidade, seu ritmo de desenvolvimento e de crescimento, que devem ser respeitados e levados em conta.
O Líder em Mim: criança inteira e como protagonista
Essa forma abordagem da “criança inteira” a coloca como protagonista do seu processo de aprendizagem em vez de mero expectador.
Com base nisso, nós desenvolvemos um projeto chamado O Líder em Mim, que trabalha o desenvolvimento da autoestima, da confiança e motiva o aluno a acreditar em seu potencial, em sua capacidade e em seu valor.
Além disso, o nosso projeto de representante de turma é desenvolvido em sintonia com o Líder em Mim, estimulando nas crianças a liderança proativa, o que atende aos objetivos do Ensino Fundamental e vai além!
Interessou-se pelos nossos projetos? Deseja saber mais sobre eles? Comece lendo O líder em mim: o que é e os benefícios desse programa!