logo colégio motivo

Tudo sobre os anos iniciais e finais do Ensino Fundamental

 

Aluna do Ensino Fundamental do Colégio Motivo

O Ensino Fundamental é a etapa mais longa de estudos do seu filho, englobando no total 9 anos de estudos, que são divididos em duas fases: Ensino Fundamental anos iniciais e finais.

É o período em que o fundamento do conhecimento teórico e prático será aprendido, e é muito importante que essa base seja bem desenvolvida, para não ter problemas de aprendizagem no futuro.

Por isso é necessário escolher um bom Colégio ou Instituição de ensino, pois o seu filho passará a maior parte do seu estudo formal lá.

Espera-se ao longo do Ensino Fundamental que o aluno aprenda os fundamentos da escrita, leitura, cálculo, conhecimento do ambiente ao redor, etc.

Do 1º ao 5º ano é a fase da alfabetização, do desenvolvimento matemático básico, entre outros conteúdos. O aluno começa a 1º série do Ensino Fundamental com 6 anos de idade e termina o 5º ano com 10.

Do 6º ao 9º ano, conhecida como anos finais do Ensino Fundamental, o aluno estudará dos 11 aos 14 anos, e apresenta conteúdos mais complexos que serão aprofundados no Ensino Médio.

Os objetivos do Ensino Fundamental 1 e 2 intensificam-se, gradativamente, ao longo do processo educativo, cuja principal meta é o pleno domínio da leitura e escrita, do cálculo, a compreensão do ambiente social, natural, das artes, tecnologia e da cultura.

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Fundamental trata dos 2 períodos como uma continuidade e alerta para a importância de o currículo escolar acompanhar esse progresso de forma natural:

“A elaboração dos currículos e das propostas pedagógicas devem ainda ser consideradas medidas para assegurar aos alunos um percurso contínuo de aprendizagens entre as duas fases do Ensino Fundamental, de modo a promover uma maior integração entre elas.”

Conheça agora de forma mais detalhada as propostas para as duas fases do Ensino Fundamental.

Anos Iniciais do Ensino Fundamental:

Nos anos iniciais do Ensino Fundamental, o principal foco é a alfabetização do aluno.

No primeiro ano, é importante ter um cuidado maior com a transição do Ensino Básico para o Ensino Fundamental, que muitas vezes pode ser difícil para a criança.

De acordo com a BNCC do Ensino Fundamental (anos iniciais), é necessária a consolidação das aprendizagens anteriores e ampliação das práticas de linguagem e da experiência estética e intercultural das crianças.

Do 3º ao 5º ano, ampliam-se a autonomia intelectual, a compreensão de normas e os interesses pela vida social, o que lhes possibilita lidar com sistemas mais amplos, com a natureza, com a história, com a cultura, com as tecnologias e com o ambiente.

Nova call to action

Anos Finais do Ensino Fundamental:

Nos anos finais do Ensino Fundamental, o conhecido Fundamental 2, o aluno deve reforçar os conhecimentos adquiridos na fase anterior e aprofundar ainda mais seu aprendizado.

Conforme a BNCC do Ensino Fundamental (anos finais), nesse período, os estudantes se deparam com desafios de maior complexidade, devido à necessidade de adquirirem novos conhecimentos relacionados às áreas de matemática, ciências, história, geografia, português e língua estrangeira.

É importante também fortalecer a autonomia desses adolescentes, oferecendo-lhes condições e ferramentas para acessar e interagir criticamente com diferentes conhecimentos e fontes de informação.

Colégio Motivo desenvolve o fundamento da educação com bases sólidas

O Colégio Motivo possui a melhor estrutura e o melhor corpo docente para o aprendizado do seu filho.

Com diferentes projetos, o Colégio Motivo prepara seus alunos para a vida, trabalhando ao longo dos anos o conhecimento técnico, mas também a capacidade de trabalhar em equipe, resolver problemas, a socialização e o pensamento crítico.

No Ensino Fundamental 1, o aluno participa ativamente da sua aprendizagem. Levando em consideração suas experiências anteriores, tem a oportunidade de experimentar novas situações e desenvolver seu senso crítico e argumentativo.

O Colégio Motivo desenvolve atividades práticas para que ele se desenvolva de forma completa.

Temos como um dos objetivos da educação aumentar a autoestima e a confiança nos alunos, motivando-os a acreditarem em seu potencial, em suas capacidades e em seu valor, para que cresçam com mais autoconfiança e inteligência emocional.

Já no Ensino Fundamental 2, a proposta é aprofundar os conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental 1. Nessa etapa, o aluno amplia sua habilidade de pesquisar e sistematizar os conhecimentos.

Com base nos conhecimentos de leitura, escrita, interpretação e raciocínio lógico, o estudante é estimulado a desenvolver seu pensamento crítico e a autonomia necessária para resolver conflitos e problemas com criatividade e responsabilidade.

São aprimoradas habilidades de convívio social, fundamentais para a construção de laços de amizade, o cuidado com o outro, o respeito às diferenças e a valorização do potencial de cada um.

Ao longo do ano, o aluno tem um acompanhamento do seu desenvolvimento diário, sendo incentivado à organização, cumprimento de prazos, entrega de atividades e de normas e regras de convivência.

Isso para que, ao final da jornada estudantil, o aluno esteja pronto para a sociedade de forma a não apenas ter um bom desempenho intelectual no Ensino Médio, mas preparado para fazer a diferença em sua realidade.

O Colégio Motivo utiliza as metodologias ativas, referências no ensino de qualidade das crianças e adolescentes no mundo inteiro, para preparar da melhor forma seus estudantes para o mercado de trabalho.

Através do aprendizado por projetos e problemas, além dos estudos de caso, os estudantes são incentivados a resolver problemas com resiliência, trabalhar em equipe e despertar a liderança em cada um.

Formando não só o conteúdo teórico, mas o raciocínio lógico, pois assim se aprende melhor e se retém mais o conteúdo.

O Colégio conta ainda com trabalhos de campo, gincanas esportivas, eventos culturais e científicos ao longo do ano para desenvolver todas as áreas da educação do seu filho.

Oferece ainda o aplicativo Motivo, onde os pais podem acompanhar a rotina estudantil de seus filhos, e os estudantes podem enviar perguntas sobre a matéria e contar com uma equipe de monitores online para responder suas dúvidas.

Conheça toda a estrutura do Colégio Motivo, faça um tour virtual pela nossa escola!

Quero fazer um tour virtual!

Postado porColégio Motivo

Postado em20 de maio de 2021


Palavras chave:

Blog do Anglo

Ver todasclique para conhecer mais
receba nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba as últimas novidades por e-mail

    entre em contato

    Entre em contato

    Entre em contato que nós iremos responder assim que possível.

    Conheça nossas unidades

      Copyright © | - Todos os Direitos Reservado por

      Termos de Uso|Politica de Privacidade