logo colégio motivo

Como desenvolver a autonomia na educação infantil? Entenda!

Alunos da Educação Infantil com professora, dentro de sala de aula

O desenvolvimento da autonomia na Educação Infantil é um grande desafio para pais e educadores. Estudos demonstram como incentivar e ajudar a desenvolver sua autonomia auxilia no desenvolvimento intelectual e emocional da criança.

Porém, a tarefa não é tão simples, é preciso estimular as pequenas atitudes do dia a dia, onde o acompanhamento e incentivo dos pais e educadores da criança é fundamental.

Algumas atividades para desenvolver a autonomia na criança devem ser inseridas de forma lúdica e gradual, pois é importante que a autonomia infantil seja parte do processo de crescimento e aprendizado de forma sempre natural para a criança.

Todo esse processo de Educação Infantil pode gerar diversas dúvidas, e pensando justamente em esclarecê-las, elaboramos algumas dicas importantes de como desenvolver a autonomia na Educação Infantil do seu filho:

Incentive seu filho a fazer suas escolhas

Na Educação Infantil, o incentivo é um dos maiores segredos de pais e educadores bem sucedidos. Nesta fase, a criança ainda precisa de validação e por isso é muito importante o estímulo para que possa se animar e continuar progredindo.

Incentivar seu filho a fazer escolhas por si próprio e pensar sozinho vai ajudá-lo a desenvolver sua autonomia de forma natural.

Nessa fase da Educação Infantil, que vai dos 2 aos 5 anos, é normal a criança querer imitar os pais ou responsáveis, é normal que ela queira ser como seus pais, e por isso a importância de estimular as próprias escolhas para desenvolver a autonomia.

Essa capacidade de fazer as próprias escolhas e ser líder de si é uma capacidade que está presente em todo ser humano, mas que precisa ser trabalhada durante a Educação Infantil.

Por isso, é tão importante que os pais incentivem seus filhos a fazer escolhas e desenvolver sua autonomia desde cedo.

Estimule atividades de socialização

Crianças que convivem em sociedade, com outras crianças e com adultos tendem a desenvolver de forma mais rápida e natural sua autonomia.

O contato com outras pessoas, as brincadeiras e atividades em equipe são excelentes para o desenvolvimento infantil.

Encorajar a comunicação é um fator essencial para desenvolver a autonomia infantil, mas também a criança de forma geral.

Crianças precisam se comunicar e se expressar livremente com quem elas amam, sendo através da comunicação que será possível perceber suas particularidades, habilidades natas a serem incentivadas e necessidades a serem trabalhadas.

Por isso é muito importante encorajar a socialização das crianças, seja na escola, nas atividades extracurriculares ou mesmo nas brincadeiras, para que desde cedo a criança possa aprender a se socializar e trabalhar em equipe.

Nova call to action

Ajude a desenvolver a inteligência emocional

A inteligência emocional, que é a capacidade de entender suas próprias emoções e a das pessoas à sua volta e saber lidar com elas, é uma habilidade muito importante e muito útil para a vida.

Incentivar a criança a desde cedo a identificar suas emoções, aprender a lidar com elas, é um fator que auxilia não apenas no desenvolvimento da autonomia e liderança da criança, mas em todo o seu pleno desenvolvimento.

Mantenha uma parceria com o Colégio do seu filho

Manter contato e parceria com o Colégio e instituição de ensino do seu filho é uma das melhores ajudas que você pode dar para ele crescer bem.

Isso porque é possível trabalhar junto com a escola, identificando as necessidades das crianças, suas dificuldades e facilidades, aquelas habilidades que devem ser aprimoradas e aquelas que devem ser trabalhadas.

Escolher um bom colégio que ajude não apenas no ensino intelectual do seu filho, mas que esteja presente para ajudá-lo a desenvolver sua autonomia. 

Uma instituição de ensino que preza pelo desenvolvimento integral da criança, ou seja, as partes motora, intelectual, emocional e social, para que ela se torne um cidadão melhor e pronto para a sociedade.

Escolher uma escola que dê abertura para essa parceria, que mantenha contato com os pais e permita que eles participem ativamente do processo de educação.

Um colégio que coloque o estudante como centro de seu aprendizado e ajude-o a desenvolver suas habilidades.

O Colégio Motivo é referência no desenvolvimento da autonomia infantil

Com sua metodologia inovadora e voltada para as necessidades da criança, o Colégio Motivo é referência no desenvolvimento da autonomia na Educação Infantil, pois oferece toda uma estrutura para que ele possa desenvolver plenamente as suas potencialidades e ampliar suas fronteiras.

No Motivo, o aluno é protagonista do seu estudo, recebe uma formação integral que incentiva o desenvolvimento emocional, social, intelectual, ético e motor da criança em todas as etapas do seu desenvolvimento. É estimulado a desenvolver a capacidade de socialização e colaboração, através de projetos sociais que permitem construir desde cedo o senso de responsabilidade no aluno, desenvolvendo ações que o integrem na comunidade.

O Colégio conta com diversos projetos que auxiliam no desenvolvimento do aluno, desde aulas de campo que promovem a socialização até projetos de leitura que incentivam o gosto pela leitura e pela literatura desde cedo.

Oferece ainda dentro do calendário, diversos projetos temáticos e festas culturais ao longo do ano, como a Semana da Poesia e Motivo Cultural, onde os alunos apresentam aos familiares as diversas pesquisas, descobertas e vivências que adquiriram ao longo do ano.

Tudo isso para favorecer na criança aprendizagens significativas para a vida toda, formando uma pessoa completa.

 O Colégio Motivo é referência de ensino de qualidade no estado de Pernambuco, onde a criança tem a possibilidade de viver situações e receber um ensino que ajude no desenvolvimento de suas potencialidades.

Elas são estimuladas a se expressar de forma livre, desenvolvendo desde cedo a autonomia de pensamento e a formar seus próprios juízos.

Incentivamos a colaboração entre todos os envolvidos, incluindo professores, pais, crianças e comunidade, pois o bom convívio e as diferentes experiências de cada um são grandes recursos de aprendizagem.

No Colégio Motivo, o pai pode participar ativamente da educação de seu filho, formando assim uma parceria entre pais e escola.

Quer conhecer mais do Colégio Motivo? Agende uma visita e saiba porque ele é a melhor opção para a educação do seu filho.

Quero agendar uma visita!

Postado porColégio Motivo

Postado em17 de maio de 2021


Palavras chave:

Blog do Anglo

Ver todasclique para conhecer mais
receba nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba as últimas novidades por e-mail

entre em contato

Entre em contato

Entre em contato que nós iremos responder assim que possível.

Conheça nossas unidades

Copyright © | - Todos os Direitos Reservado por

Termos de Uso|Politica de Privacidade