Blog

Alunos do Ensino Fundamental 1 do Colégio Motivo em sala de aula

Ensino Fundamental 1: quando seu filho deve ingressar nele?

Alunos do Ensino Fundamental 1 do Colégio Motivo em sala de aula

O Ensino Fundamental 1, também conhecido como a primeira série dos anos iniciais do Ensino Fundamental, é o período de transição da Educação Infantil para a Educação Básica, ou Fundamental.

É um período de ansiedade, mas também de muitas descobertas para as crianças, e também para os pais que veem seus filhos crescerem rapidamente nessa fase.

Normalmente, a criança ingressa no Fundamental 1 quando completa ou está para completar 6 anos de idade, sendo uma nova fase de descobertas e de desenvolvimento cognitivo e emocional.

 Ela ficará no Ensino Fundamental por boa parte de sua infância e no início de sua adolescência. Será no Ensino Fundamental que a base do seu conhecimento será formada.

A Base Nacional Comum Curricular afirma sobre o Ensino Fundamental 1:

Ao longo dos anos iniciais do Ensino Fundamental, a progressão do conhecimento ocorre pela consolidação das aprendizagens anteriores e pela ampliação das práticas de linguagem e da experiência estética e intercultural das crianças, considerando tanto seus interesses e suas expectativas quanto o que ainda precisam aprender.

É necessário nos anos iniciais realizar de forma gradual essa mudança, para que o conhecimento seja sempre progressivo, utilizando dos elementos do Ensino Básico para inserir novos conhecimentos e novas habilidades.

O aluno passará para outra etapa de sua vida acadêmica, mais profunda, mas não necessariamente mais chata.

As características dessa faixa etária, que é por volta de 6 anos de idade, demandam um trabalho no ambiente escolar que se organize em torno dos interesses das crianças.

Para que, com base nessas vivências, elas possam, progressivamente, ampliar essa compreensão, o que se dá pela mobilização de operações cognitivas cada vez mais complexas e pela sensibilidade para apreender o mundo, expressar-se sobre ele e nele atuar.

Um bom Colégio sabe fazer essa transição de forma equilibrada, utilizando-se de atividades lúdicas para que a criança crie cada vez mais gosto de aprender.

Nova call to action

O que esperar do Ensino Fundamental?

Você pode esperar um longo período de estudos, onde seu filho irá aprender os conhecimentos fundamentais para a vida.

Se as bases do Ensino Fundamental não forem sólidas e o ensino não for de qualidade, o aluno terá muito mais dificuldade no futuro. É essencial consolidar os conhecimentos básicos como a alfabetização, a socialização, o conhecimento sobre o mundo que o cerca e o raciocínio lógico.

De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Fundamental anos iniciais, séries 1º e 2º, é que se espera que a criança se alfabetize. Isso significa que a alfabetização deve ser o foco do trabalho pedagógico do professor e do Colégio.

Ao ingressar no 1º ano do Ensino Fundamental, os alunos vivenciam a transição de uma orientação curricular estruturada por campos de experiências da Educação Infantil. Os jogos e as brincadeiras norteiam o processo de aprendizagem e desenvolvimento, para uma organização curricular estruturada por áreas de conhecimento e componentes curriculares.

Por isso, é necessário fazer a transição de forma paciente e natural, para que o aluno não tenha dificuldades em entrar nessa nova etapa de sua vida.

A aula de artes é uma excelente ferramenta que pode ajudar nessa transição:

O ensino de Arte deve assegurar aos alunos a possibilidade de se expressar criativamente em seu fazer investigativo, por meio da ludicidade, propiciando uma experiência de continuidade em relação à Educação Infantil.

Além da alfabetização, o outro pilar do Ensino Fundamental 1 é a matemática, e de acordo com a Base Nacional Comum Curricular:

“No Ensino Fundamental – Anos Iniciais, deve-se retomar as vivências cotidianas das crianças com números, formas e espaço, e também as experiências desenvolvidas na Educação Infantil, para iniciar uma sistematização dessas noções.”

Nessa fase, as habilidades matemáticas que os alunos devem desenvolver não podem ficar restritas às “quatro operações”.

Apesar de as operações básicas serem importantes, é necessário ensinar a criança a analisar o mundo, aprender a desenvolver o raciocínio lógico, etc.

É necessário acrescentar, à realização dos algoritmos das operações, a habilidade de efetuar cálculos mentalmente, fazer estimativas, usar calculadora e, ainda, para decidir quando é apropriado usar um ou outro procedimento de cálculo.

Por que o Colégio Motivo é a melhor opção para seu filho no Ensino Fundamental 1?

A maior parte da infância a adolescente do seu filho será na escola, e o Ensino Fundamental abarca a maior parte de sua vida educacional.

Por isso é muito importante escolher uma escola de qualidade, que ajude seu filho a ir mais longe, e é por isso que o Colégio Motivo é a escolha certa para o seu filho.

No Colégio Motivo, o aluno tem toda uma estrutura que auxilia sua aprendizagem, além da metodologia Líder em mim. Além disso, o Colégio oferece uma estrutura física de ponta, além de professores capacitados prontos para entender a necessidade de cada estudante.

O programa Líder em Mim leva os alunos a desenvolverem autoconfiança e habilidades de que necessitam para se sentirem bem na sociedade.

No Motivo, o aluno é o protagonista do seu aprendizado, e tem condições de ampliar suas fronteiras de conhecimento por meio de interação com toda a comunidade escolar e com o contato com a natureza.

Alguns diferenciais pedagógicos do Motivo são: aulas de robótica, trabalhos em campo, feiras de ciências e excursões, onde o estudante poderá aprofundar seu conhecimento de forma prática e lúdica.

O aluno do Motivo recebe uma formação integral para formar não apenas seu intelecto, mas para desenvolver todas as suas potencialidades.

No Colégio Motivo, os pais também têm acesso ao aplicativo Motivo e podem acompanhar pelo celular toda a rotina estudantil do seu filho e também saber de todas as novidades do Colégio. 

No Ensino Fundamental 1, o aluno participa ativamente da sua aprendizagem. Levando em consideração suas experiências anteriores, o estudante tem a oportunidade de experimentar novas situações e, assim, aprimorar o senso crítico e argumentativo.

Desenvolvemos atividades práticas para que ele vivencie conceitos a partir de experimentos. Temos como objetivo otimizar a autoestima e a confiança, motivando os alunos a acreditarem em seu potencial cognitivo, em suas capacidades e em seu valor.

Conheça melhor o Colégio Motivo, faça um tour virtual em uma de nossas unidades!

Quero fazer um tour virtual!