A integração social e inclusão são processos que trazem mais benefícios do que se imagina, e para todos os envolvidos!
Quando todas as crianças, independentemente de suas diferenças, são educadas juntas, todos se beneficiam – este é o alicerce da educação inclusiva.
Integração social e inclusão
Você entende bem a diferença entre integração social e inclusão no que diz respeito ao ambiente escolar?
Ambas as abordagens têm como objetivo trazer os alunos com necessidades educacionais especiais para a sala de aula regular. Porém, a primeira espera que os alunos se adaptem à estrutura pré-existente, enquanto a outra garante que o sistema educacional existente se adapte a cada aluno. Veja a seguir.
Integração social: diversidade escolar
Uma sala de aula integrada é um ambiente onde os alunos com alguma necessidade educacional especial aprendem ao lado de seus colegas sem nenhuma necessidade especial.
Na integração social, apoios extras podem ser implementados para ajudá-los a se adaptarem ao currículo regular. Além disso, programas separados de educação especial também podem ser implementados em sala de aula ou podem acontecer por meio de atendimentos fora do horário de aula.
Em teoria, a integração é uma abordagem positiva e que visa ajudar os alunos a fazerem parte de um grupo maior.
Inclusão social na educação
Por sua vez, a inclusão social é a fusão real da educação especial e da educação regular com a crença de que todas as crianças são diferentes, aprenderão de maneira diferente, e devem ter acesso total ao mesmo currículo.
Não se espera que alunos atípicos se ajustem a uma rotina de ensino fixa. Em vez disso, a estrutura é ajustada para que os estilos de aprendizagem de todos possam ser atendidos.
Um exemplo disso é o Atendimento Educacional Especializado (AEE), em que professores e profissionais especializados formam uma parceria. A finalidade desse atendimento é ajudar o aluno a sanar suas dificuldades – muitas vezes com a utilização de recursos pedagógicos – e ter uma melhor experiência educacional.
Assim possibilitaremos que cada aluno participe totalmente do currículo e se sinta igualmente valorizado. O resultado final é que todos os alunos, atípicos e típicos, se beneficiam.
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A BNCC Educação Básica, diversidade e inclusão
O texto da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) afirma que seu objetivo é “a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva”. Sendo assim, a mesma não possui um tópico que trata exclusivamente desse assunto, mas sim o aborda de forma geral em todo o seu conteúdo.
Seu texto abre o leque de possibilidades para as escolas procurarem formas inovadoras e soluções de ensino para todos os alunos. Ou seja, cada instituição escolar deve levar em consideração em seu Projeto Político Pedagógico que cada aluno possui suas necessidades, interesses e potencialidades.
Como as escolas se tornaram mais autônomas, elas devem se aproveitar dessa ampliação de possibilidades do uso de soluções para melhorar a experiência educacional. Além disso, trabalhar as potencialidades individuais de cada aluno é a verdadeira forma de construir uma sociedade genuinamente inclusiva.
Para tanto, o trabalho pedagógico precisa ser organizado pensando no cotidiano escolar, reconhecendo a existência das diferenças. Isso ajudará para que, ao ser colocado em prática, o projeto pedagógico promova a equidade, por meio de práticas pedagógicas diferenciadas, possibilitando a inclusão de todos.
Integração social e proposta pedagógica
A proposta pedagógica da escola cria condições que permitem ao estudante se integrar socialmente e se desenvolver cognitiva e emocionalmente.
Considera que as crianças e os jovens devem estar como protagonistas, no centro do processo educativo e garante – a partir da mediação de profissionais da educação, da utilização de materiais específicos e da constituição de um espaço educativo – a construção de aprendizagens numa perspectiva sócio-interacionista.
Nessa proposta, os saberes curriculares, aliados a valores éticos defendidos por nós, favorecem a formação de indivíduos competentes, responsáveis, colaborativos e autônomos.
O Líder em Mim
O Líder em Mim é um programa do Colégio Motivo que trabalha o desenvolvimento da autoestima, da confiança e motiva o aluno a acreditar em seu potencial, em sua capacidade e em seu valor. Desenvolvido em sintonia com o nosso projeto de representante de turma, o Líder em Mim estimula nas crianças a liderança proativa.
Além disso, o programa promove a responsabilidade, a participação e a autonomia dos alunos, preparando-os de forma integral, além de ajudar o Colégio Motivo a trabalhar para que seu filho desenvolva diversas potencialidades, dentre elas o respeito às diferenças.
Projeto social escolar
Outra iniciativa que também faz parte do nosso projeto pedagógico é tornar nossos alunos protagonistas de ações sociais e campanhas solidárias. Essas atuações incentivam a responsabilidade social e o engajamento dos nossos jovens para despertar a empatia e a solidariedade.
A importância da inclusão social
Os sistemas inclusivos proporcionam uma educação de melhor qualidade para todas as crianças e são fundamentais para a mudança de atitudes discriminatórias.
A escola fornece o contexto para o primeiro relacionamento de uma criança com o mundo fora do ambiente familiar, permitindo o desenvolvimento de relações e interações sociais. Respeito e compreensão aumentam quando alunos com habilidades e experiências diversas brincam, socializam e aprendem juntos.
A educação que exclui e segrega perpetua a discriminação contra grupos tradicionalmente marginalizados. Quando a integração social e inclusão estão mais presentes na educação, o senso de responsabilidade social, trabalho e vida comunitária também se fazem presentes.
Esperamos ter sanado suas dúvidas sobre integração social! Que tal agora saber mais sobre o nosso programa O líder em mim, o que é e os benefícios desse programa! Leia e confira!