logo colégio motivo

Atividades extracurriculares: 7 benefícios para os estudos

Aluno do Colégio Motivo durante atividades extracurriculares

Assentar-se na carteira, olhar para o quadro e copiar a matéria no caderno enquanto o professor fala todos os dias pode ser bem cansativo, não é mesmo? Que tal diversificar um pouco? Já pensou em se engajar em algumas atividades extracurriculares no seu próprio colégio?

As práticas extracurriculares podem ajudar você a desenvolver maior sentimento de apego à escola, de aceitação e pertencimento, aumentando e fortalecendo sua rede de amizades e muito mais!

Mas afinal, o que são aulas extracurriculares? Leia o post até o final e descubra o que são e qual a importância delas para a sua vida! Além disso, vamos mostrar para você quais atividades o Colégio Motivo tem e que vão além da sala de aula!

Quero assinar a newsletter!

O que são atividades extracurriculares?

Por definição, as atividades extracurriculares são aquelas realizadas além do curso normal de estudos e, muitas vezes, nem são oferecidas pela própria escola. Ao contrário dos currículos tradicionais do Ensino Médio, que se concentram quase inteiramente em estudos acadêmicos, as atividades ajudam os alunos a aprender determinados valores, tais como:

- competição;

- trabalho em equipe;

- iniciativa individual;

- responsabilidade de grupo;

- senso de comunidade;

- resistência;

- diversidade

- habilidades de comunicação interpessoal.

As atividades extracurriculares também ajudam a reforçar as suas habilidades e o que aprendeu em sala de aula.

Quais são os exemplos de atividades extracurriculares?

Alguns exemplos que podem ser considerados atividades extracurriculares são: esportes, atividades artísticas, literárias e culturais, estudo de línguas estrangeiras, grupos de interesse especial etc.

Aqui no Colégio Motivo, temos uma gama de atividades que são oferecidas aos nossos alunos para ser algo a mais no currículo escolar, além de  proporcionar uma experiência acadêmica muito mais prazerosa.

Veja, a seguir, a diversidade de coisas legais que você pode fazer aqui!

Conhecer lugares novos e diferentes

As excursões escolares são atividades extracurriculares que ficam marcadas para a vida toda! São oportunidades incríveis para aprender coisas diferentes e estar em lugares curiosos que, talvez, nem fosse possível conhecer sem a escola.

Durante esses passeios, os professores guiam os alunos para aprenderem na prática aquilo que viram em sala de aula. Chega de ver animais e plantas apenas nos livros! Basta desse assunto de não saber como funciona uma fábrica na prática!

Durante esses passeios, o Colégio Motivo também proporciona momentos de descontração para que os alunos se conectem com seus colegas fora da escola, a fim de conhecê-los melhor e trocar experiências.

Fazer parte de um time olímpico

Você já pensou em vestir um uniforme e defender o nome da sua escola nas competições olímpicas do conhecimento locais e nacionais? O Colégio Motivo incentiva seus alunos a participar de competições escolares. Ele oferece apoio aos competidores por meio de aulas de preparação, apoio emocional e acompanhamento nos locais de provas.

Participar de eventos culturais

Eventos culturais na escola são sempre muito divertidos; você interage com seus colegas, aprimora suas habilidades e aprende coisas novas. No Colégio Motivo, você pode fazer tudo isso, mergulhar em um mundo de fantasia com muitas apresentações artísticas, poesia, peças teatrais e muitas outras produções de diversas mídias.

É também um momento para você se conhecer melhor e descobrir o que deseja se tornar no futuro!

Ser representante dos direitos dos estudantes

Gremistas eleitos são como políticos: a representação máxima dos estudantes e os articuladores dos demais alunos e de seus interesses; desenvolvem importantes ações sociais e projetos com a mobilização de toda a escola, que incentiva o protagonismo juvenil e sua atuação para a transformação social para o bem comum, dentro e fora da instituição.

Fazer parte do grêmio estudantil é uma atividade extracurricular que ajuda você a adquirir habilidades de liderança, diplomacia, oratória e perder a inibição ao falar em público! Também lhe dá uma noção de como funciona a democracia e a política.

Ser útil para quem precisa

Empatia é uma palavra que, atualmente, mais do que nunca, é o foco no nosso mundo! Há muitas pessoas passando por dificuldades por aí. Temos a certeza de que você é daquelas pessoas que se sentem na necessidade de fazer algo para ajudar o próximo ou para o planeta, não é verdade?

Aqui no Colégio Motivo, os alunos têm a oportunidade de fazer sua contribuição por meio de ações sociais e campanhas solidárias! Essas atuações incentivam a responsabilidade social e o engajamento de vocês, jovens, para despertar a empatia e a solidariedade.

Nova call to action

Atividades extracurriculares: como melhorar o desempenho nos estudos?

Especialistas em Psicopedagogia consideram que as atividades extracurriculares são positivas para os estudantes, pois são exemplos de como melhorar nos estudos acadêmicos, o que também aumenta o desejo dos alunos em dar continuidade após o Ensino Médio.

Um estudo feito nos Estados Unidos periodicamente, chamado National Education Longitudinal Study, mostra que os alunos participantes de atividades extracurriculares em suas escolas têm três vezes mais probabilidade de estar entre os 25% melhores da turma quando comparados com os que não participam. As vantagens de se dedicar a atividades extracurriculares são muitas, veja a lista resumida abaixo:

1. melhora o desempenho acadêmico;

2. explora os interesses e cria perspectivas mais amplas;

3. aumenta a autoestima;

4. expande sua rede social;

5. permite explorar suas paixões e descobrir coisas novas que possam lhe interessar;

6. ajuda a desenvolver habilidades essenciais para a vida, entre elas: definir metas, trabalho em equipe, gerenciamento de tempo, priorização, solução de problemas, pensamento analítico, liderança, falar em público;

7. dá um up no seu currículo desde cedo.

Como escolher atividades extracurriculares?

Ao escolher alguma atividade extracurricular para fazer, primeiro, veja se você marcou um X em, ao menos, uma das alternativas a seguir:

(  ) É algo que você gosta de fazer?

(  ) É uma coisa com a qual você se preocupa?

(  ) Trata-se de algo desafiador para você?

(  ) É uma atividade útil para você?

(  ) É útil para outras pessoas?

Caso a atividade extracurricular que você esteja pensando em fazer preencha algum dos requisitos acima, já é um bom começo. Agora, se você tiver marcado “X” em todas elas, não tenha dúvidas de que, além de proveitosa para sua vida acadêmica, também poderá se tornar um hobby!

Quer saber mais sobre o que espera por você no Colégio Motivo? Então, entre na nossa página e confira!

Quero conhecer os diferenciais do Motivo!

Postado porColégio Motivo

Postado em4 de junho de 2021


Palavras chave:

Blog do Anglo

Ver todasclique para conhecer mais
receba nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba as últimas novidades por e-mail

entre em contato

Entre em contato

Entre em contato que nós iremos responder assim que possível.

Conheça nossas unidades

Copyright © | - Todos os Direitos Reservado por

Termos de Uso|Politica de Privacidade