O primeiro dia na escola é um dia de ansiedade, medo e alegria, para pais e filhos, e é natural a criança se sentir insegura e apreensiva com a nova realidade.
É normal também os pais sentirem algum receio em deixar seus filhos pela primeira vez sozinhos na escola. Mas é importante lembrar que eles não estarão sozinhos, que a escola possui uma equipe e professores capacitados para cuidar de seu filho da melhor forma.
Durante os primeiros dias de aula, a criança precisará passar por um período de adaptação, até que de fato as aulas comecem efetivamente.
Essa fase de adaptação já está prevista no calendário escolar da Educação Infantil, pois é uma etapa muito importante, onde a criança fica menos tempo na escola, as dinâmicas são muito lúdicas para que ela vá perdendo o medo e pegando gosto pela escola.
O período de adaptação varia de criança para criança, existem casos em que 1 dia já é suficiente, outros, 1 semana ou algumas semanas, isso depende muito de cada criança e é preciso ter paciência.
No começo, o processo pode ser difícil e até doloroso, mas em poucos dias a criança já se sentirá mais confiante e com o tempo irá passar a amar a escola, querendo inclusive ir em dias de feriados e fins de semana.
É importante também escolher um bom colégio para o Ensino Infantil dos seus filhos, pois sendo esse um momento tão importante, é necessário um colégio que dê todo o suporte e acompanhamento necessários.
Vale também escolher uma instituição que ajude no processo de adaptação, que esteja preparada para entender as necessidades do seu filho e ajudá-lo em seu desenvolvimento.
Leia também:
– Bullying na escola: como identificar e combatê-la? Confira!
Como me preparar para o primeiro dia de aula do meu filho?
Quando os filhos ingressam na escola pela primeira vez é normal estranhar, ficar apreensivo, afinal, muito provavelmente esse será um dia de choro para o pequeno.
Mas, é importante já ir se preparando, pois o ambiente escolar faz parte do crescimento da criança e entrar na Educação Infantil é um passo natural e necessário para sua formação.
Por isso, separamos 5 dicas simples que podem te ajudar a se preparar e preparar seu filho para o primeiro dia de aula.
Prepare a criança com antecedência
Vá preparando seu filho para esse momento, semanas antes das aulas começarem, fale sobre a escola, sobre o ambiente, professores e como será bom, assim, o processo será menos assustador para ele.
Transmita segurança e confiança para ele
Transmita segurança para seu filho, pois é importante que ele sinta confiança em dar esse novo passo em sua vida.
O processo de adaptação não será fácil, mas a presença dos pais passando confiança e segurança, levando e buscando os filhos na escola ajuda muito no processo.
Vale a pena conversar com ele, apresentar o professor, falar que estará lá esperando por ele no horário de saída da aula, etc.
Em uma data tão importante para seu filho, o papel que você desempenha terá um grande peso na forma como ele se sairá.
Por isso, faça o que estiver a seu alcance para que a criança se mantenha confiante, segura e animada com a ideia de frequentar a escola.
Chegue cedo no 1º dia
No primeiro dia, o ideal é chegar um pouco mais cedo, para que a criança possa se acostumar com o ambiente, ver outras crianças, a professora e possa se despedir dos pais com calma.
Esse pequeno tempo pode ser fundamental no processo de adaptação para que ela se sinta amada e não abandonada.
Busque-a pontualmente
Uma das coisas mais importantes a se fazer no primeiro dia de aula é estar na escola antes da criança sair, para que quando ela for levada pelo professor possa ver você e assim se sentir mais segura, sabendo que não foi esquecida.
Mostre sua felicidade em vê-la, dê os parabéns por ir à escola e fale como você está orgulhoso.
Seja firme
A última dica e talvez a mais importante é: seja firme!
É muito provável que seu filho chore no primeiro dia de aula, não queria entrar e em alguns casos até implore para não ir para a escola.
Seja firme e não ceda, com todo amor e paciência explique que é necessário e o melhor para ele, que a escola é ótima e que ele vai gostar e fará amizades.
Não demore muito para ir embora, assim evitará que ele possa começar a fazer birra para querer ir para casa.
Lembre-se, você não está sendo um pai ou mãe ruim por deixá-lo na escola, isso faz parte do processo de crescimento.
Você deve escolher uma boa escola que saiba cuidar bem do seu filho e atender o que ele precisa, com professores e equipe pedagógica capacitada para identificar suas necessidades e assim supri-las.
Em geral, nos primeiros dias, as atividades escolares se resumem a atividades lúdicas para facilitar esse processo de adaptação e evitar assim que a criança se sinta desconfortável no ambiente escolar.
Como escolher um bom colégio para a Educação Básica do meu filho?
Para que seu filho tenha um melhor desempenho é necessário escolher um bom colégio, que consiga identificar suas necessidades e ajudá-lo a ir mais longe.
Isso vai desde o processo de adaptação no primeiro dia de aula, até o último dia da Educação Básica.
Um colégio que ajude a criança a se expressar livremente, que ensine a trabalhar em equipe e se socialize, que vise o desenvolvimento de suas potencialidades e possibilite a utilização de diferentes linguagens e o contato com diversas culturas.
O colégio para seu filho deve incentivar a colaboração com professores, colegas de classe, família e com toda a comunidade, incentivando o bom convívio e as trocas de aprendizado e conhecimento.
Um colégio que ofereça um acompanhamento constante da criança, que ensina não apenas o currículo obrigatório, mas que saiba identificar as potencialidades de cada aluno e ajudá-lo a se desenvolver. Quer receber mais conteúdos como esse? Assine a nossa Newsletter e tenha nossos conteúdos em primeira mão.