Emoções e sentimentos fazem parte do futuro:
Sabemos que educar vai muito além do conteúdo visto em sala de aula. Educar para o futuro é construir um mundo melhor e construir um mundo melhor envolve desenvolver as crianças e adolescentes de forma holística, despertando neles todo o seu potencial e dando ferramentas para fortalecerem os pontos necessários.
Por isso temos no Colégio Motivo o Laboratório Inteligência de Vida (LIV), nosso projeto de habilidades socioemocionais. que nos ajuda a formar todas as dimensões dos nossos alunos, do Ensino Fundamental (anos iniciais) ao Ensino Médio. Com o LIV, cada criança e cada adolescente consegue desenvolver autoconhecimento, inteligência emocional e colaboração, afinal, não dá para mudar o mundo pensando somente em si mesmo.
Nas aulas do projeto, que são contempladas na grade curricular, os alunos desenvolvem trabalhos que transcendem as barreiras da educação conteudista e os ajudam a alcançar uma educação transformadora. Dessa forma, eles desenvolvem as soft skills e se preparam para quaisquer desafios que a vida possa apresenta.
Com materiais inovadores e adequados a cada faixa etária, que contam com músicas autorais, séries, personagens e convidados enriquecedores, os alunos despertam a sabedoria de como lidar com seus sentimentos e de como respeitar os sentimentos dos outros. Seja descobrindo suas próprias emoções na Educação Infantil, seja aprendendo a lidar com as escolhas para o futuro, no Ensino Médio, os alunos se sentem acolhidos e desenvolvem a capacidade de fazer escolhas e ações positivas, que façam do mundo um lugar melhor.
Isso ocorre porque no LIV não há sentimentos bons ou ruins. Em nosso laboratório, muito mais do que fórmulas químicas, nós despertamos a independência, a empatia e o autoconhecimento.
FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS (do 1º ao 5º ano):
Do 1° ao 3° ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, temos como foco o conceito de inteligência emocional descrito pelo psicólogo Daniel Goleman. Trabalhamos também três outros importantes pilares da sua teoria: autorregulação, relacionamento e empatia. Nesse momento, entendemos que os alunos já são capazes de reconhecer e nomear sentimentos mais complexos, como: arrependimento, ciúme, frustração e animação.
No 4° e no 5° ano propomos uma transição entre a proposta do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, que trabalha os pilares da inteligência emocional, e o Ensino Fundamental – Anos Finais, no qual enfatizamos as habilidades socioemocionais. Apostando no engajamento e no protagonismo dos alunos, dividimos as aulas em dois grandes momentos: os projetos e os jogos colaborativos.
FUNDAMENTAL ANOS FINAIS (do 6º ao 9º ano):
No Ensino Fundamental Anos Finais, os alunos começam a vivenciar muitas mudanças, tanto em sala de aula quanto em sua vida pessoal. É o início da adolescência – fase de muitas novidades – e também o momento em que a escola passa a ter um novo formato, com mais responsabilidades, mais conteúdo e até mesmo mais professores. Dessa forma, as habilidades socioemocionais se tornam ainda mais fundamentais e é nesse momento que o currículo do nosso projeto passa a ser pautado em seis principais habilidades, sendo elas coletivas e pessoais: perseverança, criatividade, comunicação, proatividade, pensamento crítico e colaboração.
Nessa fase, em que o aluno já (re)conhece emoções complexas, buscamos estimular o entendimento dos impactos e reações causadas pelos atos dos alunos, a proatividade agindo na resolução de conflitos e problemas. Para apoiar o desenvolvimento das habilidades que os alunos precisam, as aulas contam com jogos, projetos e seriados, que despertam um maior interesse do aluno, tudo com base nas experiências características dessa faixa etária.
ENSINO MÉDIO:
O Ensino Médio é ainda mais marcado por grandes transformações, afinal, é o período em que os alunos precisam fazer escolhas mais sérias, que vão impactar seu futuro. A iminência dessas decisões, que envolvem não só o âmbito profissional, como também o pessoal dos jovens. E é nesse momento que ajudamos os alunos a enxergarem todo o seu potencial e materializarem o que aprenderam em possibilidades. Dessa forma, eles conseguem (re)pensar suas escolhas, com senso crítico, reflexão e empatia, o que os levará a alcançarem seus objetivos e realizarem seus sonhos da melhor maneira possível.
O material do Ensino Médio consiste em recursos que despertam no aluno a consciência de uma educação e desenvolvimento que incentiva o protagonismo do aluno, o colocando no centro de seu próprio processo de desenvolvimento, como o relatório Jaques Delors, organizado pela Unesco. Dessa forma, os alunos desenvolvem um maior senso crítico e a consciência plena de seus anseios, potencialidades e pontos a desenvolver, além de demonstrarem maior empatia, postura colaborativa e resiliência.