logo colégio motivo

Enem: 7 dicas fundamentais para arrasar na prova

Alunos do Ensino Médio do Colégio Motivo se preparando para o Enem em sala de aula

O Exame Nacional do Ensino Médio é um dos momentos mais aguardados na vida do estudante, e também um dos momentos que mais causam medo e insegurança.

Isso porque conseguir um bom resultado no ENEM pode garantir a vaga nos cursos superiores de algumas das melhores faculdades públicas do país, além de conseguir bolsa de estudos em universidades particulares.

O ENEM é realizado ao final do Ensino Médio e conseguir uma boa nota no exame é a grande meta de quase todo estudante terceiranista do Brasil.

O Exame Nacional do Ensino médio em geral, é realizado em 2 dias, e é dividido em áreas de conhecimento, são elas:

Ciências humanas, Ciências da Natureza, Matemática, Linguagem e a tão temida prova de redação.

De todos esses conhecimentos, o que mais gera insegurança é a redação do ENEM, conhecida por propor temas inesperados e polêmicos, logo, conseguir uma boa nota da redação pode fazer toda a diferença na nota final e pode ser determinante para passar em uma faculdade.

Como estudar para o ENEM?

Para ir bem na prova do ENEM, a coisa mais importante é a dedicação, embora não seja uma prova de alta complexidade, é bastante cansativa, por isso você precisa se preparar física e psicologicamente para ler longos textos e passar horas debruçado sobre a prova.

Em relação ao conteúdo, em geral, o conteúdo cobrado no ENEM é o conteúdo visto ao longo do Ensino Médio, então, se organize para estudar ao longo do ano, de maneira a fixar toda a matéria aprendida em sala de aula.

Treine bastante a interpretação de texto, soluções de problemas e a redação, pois se tiver essas 3 habilidades bem desenvolvidas suas chances de ir bem no ENEM são muito grandes.

Conheça agora 7 dicas fundamentais para arrasar na prova do ENEM:

1. Prepare um local para seus estudos

Definir um local diário para seus estudos vai te ajudar a manter o foco e a disciplina ao longo do ano.

É recomendável escolher um local silencioso, longe de distrações e confortável, onde você possa sentar e se dedicar aos estudos sem ser perturbado.

É essencial manter esse local organizado para que você consiga de fato focar no que está estudando. Lembre-se que o seu momento de estudos para o ENEM é muito importante, ele pode ser responsável por definir seu futuro.

2. Divida seu horário de estudos de acordo com as matérias

Você tem pouco tempo para rever as matérias que são dadas em cerca de 3 anos, por isso é essencial saber dividir o tempo e o horário de estudos, sabendo dar prioridade para cada matéria e assunto.

Para isso, existem diversas técnicas, por exemplo, o método de Pomodoro, o qual se divide em tarefas de 25 minutos e descanso de 5.

É importante fazer e seguir essa divisão para que você possa seguir e ter um melhor aproveitamento dos estudos.

Leve em consideração as matérias que têm mais dificuldade e dedique mais tempo a elas, mas nunca estude duas matérias que você tem dificuldade num mesmo dia, intercale com aquelas que você possui mais facilidade.

Crie um cronograma e plano de estudos por matéria e também por assunto, para garantir que todos os assuntos sejam estudados e coloque em um local visível para que você possa sempre consultar.

3. Tenha uma Rotina de Estudos e seja disciplinado

Crie sua rotina de estudos diários, com horários de estudos definidos e horários de pausa e descanso, onde é importante estabelecer a rotina, pois a consistência é a chave da vitória.

Ter disciplina é essencial para conseguir estudar todo o conteúdo cobrado no ENEM.

Nova call to action

4. Faça exercícios e provas antigas

Não basta assistir aulas e ler livros, é necessário fazer exercícios para a fixação do conteúdo, mapas mentais, fichamentos e resumos também podem ajudar, mas os exercícios são indispensáveis, separe alguns minutos diariamente para realizar exercícios.

Outra coisa muito importante e que pode te ajudar no ENEM é realizar as provas antigas, assim você terá a sensação de como é realizar a prova, o cansaço, o tempo gasto e o grau de dificuldade.

Muitas vezes, o ENEM se utiliza de assuntos de outros anos e realizando a prova no seu horário de estudos você irá estudar e treinar para a prova real. Separe pelo menos 2 dias por mês para realizar provas antigas.

5. Esteja Atualizado

Um tema que sempre é cobrado no ENEM são as atualidades, por isso é muito importante que você esteja atualizado, acompanhe o jornal, leia as principais notícias ou as assista na televisão.

Você precisa saber os principais acontecimentos do Brasil e também do mundo para a prova do ENEM, principalmente para a redação.

6. Treine a redação

A tão temida redação, o grande segredo para uma redação de qualidade não é saber previamente o tema, é fazer muitas redações, quanto mais você escreve, mais fácil se torna.

É uma habilidade que se adquire com treino, a ortografia melhora, o tempo de escrita diminui e se torna mais fácil colocar as palavras no papel.

Outra dica interessante é sempre estar lendo, para adquirir novos vocabulários e novas referências que poderão ser usadas na redação do ENEM.

7. Antes da prova Descanse

Sim, não adianta estudar no dia anterior da prova, mas se você seguir essas dicas ao longo do ano, estará pronto para realizar a prova do ENEM e arrasar, conseguindo um bom resultado.

No dia anterior à prova descanse, guarde energia, pois a prova é cansativa e você vai precisar de toda a energia disponível para realizá-la. E se você estiver descansado, as chances de brancos são bem menores, por isso, descanse!

Bônus: Aprenda a controlar o Nervosismo:

Essa dica é bônus, mas é a mais importante: se você se desesperar, ficar muito nervoso, não conseguirá realizar a prova, terá brancos, perdendo assim um tempo precioso da prova.

Lembre-se de que ficar nervoso só irá te prejudicar, aprenda a fazer alguns exercícios respiratórios que ajudem a controlar a ansiedade e lembre-se que você se preparou o ano todo para a prova, então não precisa ter medo, você estará pronto!

Essas são algumas dicas fundamentais que se você seguir certamente irá arrasar no ENEM! Gostou desse conteúdo? Assine a nossa newsletter (clique no link ao lado e vá lá para baixo da página) e receba todas as nossas novidades.

Quero assinar a newsletter!

Postado porColégio Motivo

Postado em17 de maio de 2021


Palavras chave:

Blog do Anglo

Ver todasclique para conhecer mais
receba nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba as últimas novidades por e-mail

entre em contato

Entre em contato

Entre em contato que nós iremos responder assim que possível.

Conheça nossas unidades

Copyright © | - Todos os Direitos Reservado por

Termos de Uso|Politica de Privacidade