Toda criança merece e tem direito ao melhor início de vida possível, e os adultos são responsáveis por dar o apoio que ela precisa para desenvolver todo o seu potencial. Uma boa educação familiar e uma aprendizagem precoce de alta qualidade fornecem a base de que a criança precisa para desenvolver ao máximo suas habilidades e seus talentos à medida que cresce. É aí que entra o programa O Líder em Mim (OLEM)!
A proposta pedagógica desse programa visa a uma educação para a liderança, que inspira confiança e ajuda as crianças a resolverem problemas de forma criativa, trabalhar em equipe e colaborar com outras pessoas, respeitando as diferenças.
Neste post, vamos lhe mostrar o que é o programa O Líder em Mim, quais os benefícios para a sua criança e como o Colégio Motivo aplica essa proposta com os alunos. Temos a certeza de que você e seu filho vão adorar!
O que é o projeto O Líder em Mim?
Originalmente desenvolvido nos Estados Unidos, o programa foi desenvolvido baseado nos estudos de doutorado do Dr. Stephen Richards Covey, autor do livro “Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes”, que é um sucesso de vendas mundial. Para serem aplicados no Brasil, os conceitos expostos na obra foram adaptados à nossa realidade educacional.
Endossado pelo Collaborative for Academic, Social and Emotional Learning (CASEL), O Líder em Mim se conforma aos mais altos padrões de qualidade para programas de Aprendizagem Socioemocional (SEL).
Qual é o objetivo do programa?
O OLEM é um programa que tem como objetivo desenvolver as competências socioemocionais dos alunos da Educação Básica. O intuito é dar suporte aos estudantes e propiciar um contexto para que apliquem essas competências.
O programa provê aos alunos uma formação integral para o desenvolvimento das suas potencialidades. Dessa forma, o estudante passa a ser o protagonista tanto do processo de ensino-aprendizagem quanto de todos os aspectos da sua vida.
Além disso, o programa O Líder em Mim promove a responsabilidade, a participação e a autonomia dos alunos, preparando-os de forma integral, além de ajudar o Colégio Motivo a trabalhar para que seu filho desenvolva diversas potencialidades, tais como:
– autoestima;
– confiança;
– altruísmo;
– respeito às diferenças;
– acreditar em seu potencial;
– acreditar em seu valor.
Veja, a seguir, como o programa pode guiar seu filho para ser o personagem principal da vida dele!
Como o programa conversa com a educação brasileira?
Aqui, no Brasil, existe a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional que prevê que a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) deve nortear as propostas pedagógicas no nosso país – nas escolas públicas e privadas, da Educação Infantil ao Ensino Médio.
A BNCC, por sua vez, é um documento formulado pelo MEC que tem como finalidade regulamentar quais os elementos essenciais de aprendizagem que devem ser trabalhados nos alunos pelas escolas ao longo de sua trajetória estudantil.
Mas quais são as habilidades socioemocionais da BNCC? De acordo com o documento, os estudantes devem ser capazes de:
– aprender a agir, de forma progressiva, com autonomia emocional, respeitando e expressando sentimentos e emoções;
– trabalhar em grupo de forma funcional, mostrando-se apto a construir novas relações com respeito à diversidade e solidariedade;
– saber quais são as regras de convívio social e acatá-las.
Como o Colégio Motivo desenvolve o potencial de líder no seu filho?
Nossa proposta de educação é pautada nos valores humanos, que priorizam a ética e a moral, porém com espaço para a inovação. A fim de desenvolvermos tais habilidades, trabalhamos uma série de atividades socioemocionais com os alunos de cada fase educacional.
A partir da nossa concepção de criança
Nossos alunos são encorajados a explorar o ambiente e a se expressar por meio de todas as suas linguagens e dos campos de conhecimento. Os potenciais intelectual, emocional, social e moral de cada criança serão cuidadosamente cultivados e orientados.
Rotina metodológica
Nossa proposta educacional desenvolve uma rotina metodológica que leva em conta a forma como a criança aprende, suas experiências anteriores e as etapas do desenvolvimento. O Colégio Motivo leva em consideração as situações planejadas e mediadas pelo professor, que favorecem a aprendizagem e o desenvolvimento do aluno.
Confira, a seguir, alguns exemplos de atividades socioemocionais que trabalhamos de acordo com cada fase.
Projetos para a Educação Infantil
– projeto “Prazer de Ler” e “Semana da Poesia” voltados para a leitura;
– projeto “Motivo Cultural”, onde os alunos apresentam, para as famílias, os projetos trabalhados durante o ano;
– projeto “Aulas de campo” que proporcionam novas experiências e aprendizagem de novos conhecimentos.
Outras propostas para essa fase da educação são: artes, catecismo, inglês, educação socioemocional, psicomotricidade, música e esportes. Além do mais, nossa proposta pedagógica para Educação Infantil tem como princípio geral garantir às crianças o direito de viverem situações:
– desafiadoras;
– acolhedoras;
– seguras;
– que desenvolvam as suas potencialidades;
– possibilitem apropriar-se de diferentes linguagens e saberes culturais, expressando-se com liberdade e espontaneidade.
Nossos projetos para as séries Iniciais do Ensino Fundamental
Além dos projetos já mencionados na Educação Infantil, o Ensino Fundamental I também conta com:
– projeto “Experimenta Ciência”;
– projeto “Cem Livros”.
No Ensino Fundamental I, também são trabalhadas atividades socioemocionais para a sala de aula dentro de cada matéria. Cada professor tem o cuidado de elaborar um plano de aula socioemocional que converse com suas matérias, tais como Artes, Música, Inglês, Catecismo, Educação Física, Redação e outras.
Também oferecemos atividades extracurriculares que ajudam a desenvolver ainda mais as habilidades socioemocionais da criança; entre elas: esportes, xadrez, funcional kids.
O uso de material adequado e a medida do desenvolvimento
Com o nosso programa O Líder em Mim, fornecemos materiais com linguagem e formatos adequados a cada faixa etária, atendendo da Educação Infantil ao Ensino Médio. E tem mais! Por meio do programa, também é possível mensurar o desenvolvimento dos alunos.
A criança já nasce com habilidade de liderança ou a desenvolve?
Há um grande debate sobre as crianças serem “líderes natos” ou se “aprendem a ser”. Ser líder não é uma ciência exata! Porém, ensinar às crianças as habilidades necessárias para se tornarem líderes é importante para a formação de adultos responsáveis.
O fato é que todas as crianças têm potencial para desenvolver habilidades de liderança. Por isso, o Colégio Motivo acredita que, como adultos, podemos guiá-las nesse processo de desenvolvimento. Por acreditar nisso, é que sabemos que O Líder em Mim é o programa certo para a sua criança se tornar protagonista da vida dela!
Ficou alguma dúvida a respeito do programa? Então, agende uma visita! Será um prazer atender você.