logo colégio motivo

Ensino Fundamental 2: qual é o componente curricular (BNCC)?

Sala de aula

Mães e pais com filhos na Educação Básica certamente já ouviram falar na BNCC (Base Nacional Comum Curricular). Ela é uma das grandes conquistas do ambiente educacional, e em 2018, o Ministério da Educação oficializou a conclusão desse documento, trazendo um importante avanço para a Educação Básica.

Entender mais sobre a BNCC e sobre o componente curricular BNCC é fundamental para conhecer mais sobre as competências e habilidades que devem ser desenvolvidas durante a fase escolar. Sobretudo no Ensino Fundamental Anos Finais, quando começam os preparativos para o Ensino Médio.

Esse post tem tudo que você precisa saber sobre esse assunto, desde as principais definições, até as atividades para o Ensino Fundamental 2 baseadas neste documento. Continue lendo e informe-se!

O que é a BNCC?

Antes de mais nada, é importante conhecer mais sobre a BNCC. A Base Nacional Comum Curricular é um documento normativo que começou a ser elaborado em 2015, em um processo colaborativo entre o Ministério da Educação, professores, especialistas e gestores educacionais de todo o Brasil.

A BNCC reúne as principais diretrizes e aprendizagens essenciais que devem ser desenvolvidas pelos alunos durante a Educação Básica — desde a Educação Infantil até o último ano do Ensino Médio. 

Essa é uma forma de garantir e assegurar a crianças e jovens o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento intelectual, por isso, a BNCC deve ser implantada e utilizada como norte na elaboração do currículo e das propostas pedagógicas das escolas da rede pública e privada de ensino.

Competências gerais da Educação Básica: o que é preciso saber?

A BNCC estabelece que, ao longo da Educação Básica, os alunos deverão desenvolver dez competências gerais. De acordo com o documento, competência se refere à mobilização de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores que serão imprescindíveis para resolver demandas da vida cotidiana. 

É uma forma de dar condições para que no futuro, os pequenos possam exercer plenamente a cidadania e fazer parte do mundo do trabalho.

São elas:

1. Valorização do conhecimento histórico

2. Exercício da curiosidade intelectual

3. Valorização da diversidade cultural

4. Utilização de múltiplas linguagens

5. Uso de tecnologias

6. Valorização da diversidade de saberes

7. Pensamento crítico e argumentação

8. Cuidado com a saúde física e emocional

9. Exercício da empatia e resolução de conflitos

10. Ética e cidadania

O Ministério da Educação define e explica cada uma dessas competências gerais da educação básica, e ressalta que andam lado a lado no desenvolvimento de cada área do conhecimento.

Áreas do conhecimento na BNCC

A BNCC define cinco áreas do conhecimento para o Ensino Fundamental. A divisão dos componentes curriculares BNCC nessas cinco áreas favorece a comunicação entre os conhecimentos desses componentes, e também, a criação de atividades para o Ensino Fundamental 2, no entanto, com focos diferentes do que se aborda nos anos iniciais.

As áreas do conhecimento no Ensino Fundamental - Anos Finais são: linguagens, matemática, ciências da natureza, ciências humanas e ensino religioso.

Nova call to action

O que é componente curricular BNCC?

Já o componente curricular BNCC se refere às disciplinas trabalhadas dentro das áreas do conhecimento, ao longo de cada etapa da fase educacional. Os componentes curriculares BNCC no Ensino Fundamental Anos Finais são:

- Língua Portuguesa;

- Arte;

- Educação Física;

- Língua Inglesa;

- Matemática;

- Ciências;

- Geografia;

- História;

- Ensino Religioso.

Além de entender o que é o componente curricular BNCC, é importante estar atento à forma como as competências específicas de cada um deles será desenvolvida ao longo dos nove anos do Ensino Fundamental.

Os componentes curriculares do BNCC Ensino Fundamental 2 devem estar focados em resgatar os conceitos apresentados nos anos iniciais, de modo a promover a especialização e o aprofundamento dos conhecimentos do estudante.

Ensino Fundamental Anos Finais: o que devo considerar?

Com as definições da BNCC, é possível concluir que, tão importante quanto desenvolver conhecimentos teóricos, é focar na formação completa da criança e do jovem. Buscar ferramentas e meios de incentivar o pensamento crítico e a exploração das capacidades intelectuais ao longo dessa fase, é a chave para um futuro de sucesso.

Por isso, escolher uma escola que desenvolva todas as competências, áreas de conhecimento e componentes curriculares BNCC é uma tarefa desafiadora. É durante o Ensino Fundamental Anos Finais que aprofundamos os conhecimentos adquiridos nos primeiros anos, e ao mesmo tempo, nos preparamos para o Ensino Médio — etapa final da Educação Básica.

Ter uma base sólida de conhecimento, associada a outras competências que fazem a diferença não só na vida acadêmica, é fundamental. Seja o que se aprende no 2 ano do Ensino Fundamental, bem como o que se vê em todos os outros anos, tudo é decisório nessa formação.

Por isso, é importante considerar diversos aspectos antes de matricular o pequeno na escola. Além dos pontos básicos como localização, facilidades e estrutura da escola, é muito importante se atentar à proposta pedagógica da escola pretendida.

Conte com o Colégio Motivo para o desenvolvimento do seu filho

O Colégio Motivo está focado em desenvolver o seu filho com base nas áreas de conhecimento, competências gerais e componentes curriculares BNCC. Por meio de uma metodologia ativa, com foco no desenvolvimento cognitivo e emocional do aluno, preparamos crianças e jovens para os inúmeros desafios do dia a dia.

Proporcionamos experiências que vão muito além dos saberes curriculares, como excursões pedagógicas e aulas de campo, participação de projetos sociais e campanhas solidárias, incentivo à participação em competições olímpicas, e muito mais.

Além disso, estimulamos o desenvolvimento das capacidades por meio do programa de robótica e de redação de curtas e crônicas. 

O resultado dessa proposta pedagógica é um aluno com suas competências desenvolvidas, e preparado para traçar novos objetivos após a finalização da Educação Básica.

Conheça o Colégio Motivo

Sabemos que, além da proposta pedagógica, a estrutura também é um fator decisivo na hora de escolher a melhor opção para o seu filho. Pensando nisso, que tal conhecer todas as funcionalidades que o Colégio Motivo tem a oferecer?

Para ficar por dentro, basta clicar aqui, acessar o nosso site, e fazer um tour virtual completo. Nele, você conhecerá a nossa estrutura, e mais detalhes sobre a nossa proposta pedagógica e diferenciais.

Gostou? Clique aqui e vá para o nosso site!

Quero acesar o site!

Postado porColégio Motivo

Postado em22 de junho de 2021


Palavras chave:

Blog do Anglo

Ver todasclique para conhecer mais
receba nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba as últimas novidades por e-mail

entre em contato

Entre em contato

Entre em contato que nós iremos responder assim que possível.

Conheça nossas unidades

Copyright © | - Todos os Direitos Reservado por

Termos de Uso|Politica de Privacidade