logo colégio motivo

Educação Infantil: 9 dicas para ajudar na transição escolar

alunos em sala de aula

A transição escolar das crianças da Educação Infantil para o Ensino Fundamental I traz grandes mudanças para elas. Para algumas, é a primeira vez em um ambiente escolar estruturado. Para outras, significa ir de uma sala de aula pequena para um ambiente imenso e com muito mais crianças. É um mundo todo novo!

Cada criança pode responder de maneira diferente à transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental. Umas ficam entusiasmadas com novas experiências e mal podem esperar por isso. Outras ficam extremamente apreensivas e nervosas, o que torna a transição um momento muito difícil de suas vidas.

Apesar das emoções que antecedem o início das aulas, muitas crianças podem ter uma reação surpreendente ao entrarem pela porta da escola.

Além disso, os pequenos também chegam ao Ensino Fundamental com diferentes níveis de aprendizado. Enquanto algumas crianças já têm as habilidades necessárias como conhecer o alfabeto e contar até 10 outras ainda não chegaram lá.

Aqui, daremos algumas dicas de como tornar essa transição mais fácil para seu filho. Leia e descubra!  

1. Prepare a criança para as atividades que esperam por ela

Sabemos que nas férias, tudo o que as crianças na primeira infância querem é somente brincar! Mas tente praticar com seu filho atividades que ele fará em sala de aula, como formar letras e segurar um lápis. Os alunos do Ensino Fundamental também fazem muito recorte, logo, pode ser um bom momento para a sua criança experimentar uma tesoura sem ponta.

Tudo bem se seu filho não dominar as habilidades de formar letras, pegar o lápis ou usar tesoura quando as aulas começarem! Mas essa forma de preparação pode aliviar o estresse da criança. Além disso, se as crianças chegarem ao Ensino Fundamental anos iniciais com uma noção dessas atividades, isso ajudará bastante o professor.

Leia também

- Ensino Fundamental 1: quando seu filho deve ingressar nele?

- Tudo sobre os anos iniciais e finais do Ensino Fundamental

- Bullying na escola: como identificar e combatê-la? Confira!


Nova call to action

2. Estabeleça uma rotina de levantar e ir para cama

Há uma boa possibilidade de que a sua criança tenha uma nova rotina de horários com o início das aulas em uma nova série. Talvez, seu filho precise acordar mais cedo do que de costume ou estar lá fora esperando o transporte escolar.

A depender da rotina da sua criança, pode ser necessário que ela comece a ir para a cama mais cedo. Antes do início das aulas, repasse a futura rotina matinal com seu filho, busque fazer com que ele acorde, vista-se e tome café da manhã no horário que terá de acordar para a escola. 

3. Comece a eliminar a “sonequinha” diurna para a transição escolar

Muitas turmas dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental têm o horário da soneca. Mas se seu filho ainda tira cochilos durante o dia, ele poderá estranhar a nova rotina que terá no Ensino Fundamental 1. Comece a reduzir a duração da soneca em alguns minutos por dia antes do início das aulas.

Não se preocupe, pois parar de dormir durante o dia não prejudicará o desenvolvimento do seu filho. Segundo especialistas, por volta dos quatro anos, as crianças não têm mais a necessidade de tirar a soneca diurna. Essa mudança também pode ajudar a criança a sentir vontade de ir para cama mais cedo à noite.

4. Torne divertido seguir instruções

Espera-se que as crianças do Ensino Fundamental sigam diversas instruções durante um dia de escola, logo, pratique isso em casa de maneira divertida. Dê ao seu filho atividades com instruções de uma ou duas etapas antes do início das aulas. Você pode incentivá-lo a fazer trabalhos manuais, jogar um novo jogo com ele ou pedir a ele que ajude você quando estiver cozinhando, por exemplo.

5. Pergunte à criança como ela se sente a respeito da transição escolar

O Fundamental 1 é diferente das outras séries, porque há muitas novidades. Trata-se de uma grande incógnita que pode deixar as crianças ansiosas. Ajude seu filho a superar o nervosismo do primeiro dia e as preocupações maiores por meio do diálogo. Pergunte coisas como: “O que você gostaria de saber sobre o Ensino Fundamental?" ou “Você parece um pouco nervoso. O que você pensa a respeito?"

Além disso, sempre que estiver treinando a criança para a nova vida escolar, explique por qual razão estão fazendo as atividades daquela forma ou por que estão mudando algo na rotina da criança.

Pode ser difícil para seu filho compreender ou expressar esses sentimentos, mas fazer perguntas, dialogar e mostrar empatia permitem que a criança saiba que você está lá para apoiá-la.

6. Pratique o ato de pedir ajuda

Seu filho pode estar nervoso por pensar que precisará de ajuda na escola e que, muitas vezes, poderá ser para coisas pessoais, como ir ao banheiro ou se preparar para sair ao final da aula.

Explique a ele que o professor, assim como todos os outros funcionários da escola, estarão sempre disponíveis para ajudá-lo se houver algum problema e que ele não precisa sentir receio de pedir auxílio.

Faça com que seu filho pratique o ato de pedir ajuda antes do início do ano letivo. Isso dá à criança mais confiança para falar o que precisa quando necessário. É muito importante que os pequenos sintam-se acolhidos e apoiados não apenas pelos pais mas também pela instituição de ensino.

7. Leia com a sua criança

A Educação Infantil e o primeiro ano do Ensino Fundamental proporcionam muitas brincadeiras, mas seu filho também aprenderá o básico de disciplinas como Português, Redação e Matemática. Ler para o seu filho com a maior frequência possível ajuda a estabelecer a base para o aprendizado do Ensino Fundamental, bem como ajuda a preparar as crianças para os momentos em que precisam prestar atenção às aulas.

Descubra livros ideais para crianças que estão começando no Fundamental 1. Além disso, procure dicas do que fazer se não tiver tempo para ler com seu filho.

8. Conheçam novos coleguinhas

Busque fazer com que seu filho brinque com as crianças da sua sala ou, até mesmo, da mesma série. Se for possível, veja se consegue uma lista antecipada com os nomes dos coleguinhas. Tente ir além das crianças que seu filho já conhece da Educação Infantil ou da vizinhança.

Incentivamos que a interação ocorra em um espaço em que as crianças se sintam confortáveis. Pode ser um encontro online ou um local aberto, como pracinha, parque ecológico etc.

9. Lembre seu filho dos pontos fortes

Algumas crianças ficam preocupadas em não ser “boas o suficiente” naquilo que precisam fazer. Diante disso, explique que o fundamental consiste em tentar coisas novas e trabalhar para melhorar as coisas antigas.

Fale sobre coisas que seu filho fez e aprendeu na Educação Infantil e aponte os sucessos anteriores, seja aprender a amarrar os sapatos, seja pegar uma bola. Juntos, vocês podem até fazer uma “caixa de realizações”.

A transição escolar da Educação Infantil para o Fundamental pode ser um processo um pouco demorado e pode haver altos e baixos, mas um pouco de preparação fará uma grande diferença na maneira como seu filho se sentirá ao começar a escola.

Se você tiver alguma dúvida a respeito da idade certa para ingressar no Ensino Fundamental, saiba mais sobre essa nova etapa e qual o momento certo de seu filho ingressar nela. Confira!

Ensino Fundamental 1: quando seu filho deve ingressar nele?

Postado porColégio Motivo

Postado em15 de junho de 2021


Palavras chave:

Blog do Anglo

Ver todasclique para conhecer mais
receba nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba as últimas novidades por e-mail

entre em contato

Entre em contato

Entre em contato que nós iremos responder assim que possível.

Conheça nossas unidades

Copyright © | - Todos os Direitos Reservado por

Termos de Uso|Politica de Privacidade