logo colégio motivo

As 5 maneiras de aprender brincando com a matemática

estudante resolvendo atividade na mesa escolar

Na hora de organizar os estudos, uma pergunta recorrente na mente de muitos alunos é: como estudar matemática de forma mais divertida?

Contar com dicas de matemática para o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) e para a rotina escolar é uma forma de desmistificar essa matéria que causa temor e diversas dúvidas na cabeça de estudantes de todas as idades.

Se você se identificou, este post é para você! Elencamos 5 maneiras de aprender brincando com a matemática para você já começar a aplicar as técnicas no seu dia a dia.

A importância da rotina de estudos para matemática

Praticar é a regra número 1 na hora de aprender matemática para vestibular. Isso porque essa é uma matéria recheada de números, fórmulas e símbolos. Portanto, para ter sucesso na matemática é preciso estabelecer uma rotina de estudos que passe pelas seguintes etapas:

1. Aprendizagem de conceitos matemáticos;

2. Resolução de problemas;

3. Revisão de erros e esclarecimento de dúvidas.

Para garantir o sucesso no seu momento de estudos é fundamental ter disciplina, organização e paciência. Destine um tempo específico para a matéria, escolha um local agradável e sem distrações e organize as etapas do estudo de uma forma leve, para que não fique cansativo.

Não é necessário passar por todas elas todos os dias: você pode dividi-las ao longo da semana, de acordo com as outras matérias que também precisam ser estudadas! Mas não se esqueça de manter a matéria em dia, afinal, acumular conteúdo nunca é uma boa ideia.

Agora que você já sabe como se organizar, vamos ensinar como aprender matemática de uma forma divertida, com dicas que podem ser facilmente aplicadas no dia a dia.

Brincando com a matemática: 5 dicas para se inspirar

Quem pensa que brincadeira é coisa apenas para criança está muito enganado. Aprender brincando com a matemática pode ser divertido e gerar resultados muito positivos no final do ano letivo. 

Se o seu objetivo é estudar matemática para o vestibular ou descobrir como aprender matemática rápido para o dia a dia, essas dicas podem ajudar você. Mas lembre-se: a chave para o sucesso, em qualquer uma das situações, é a disciplina.

Leia também

- Redação dissertativa: como fazer? Confira 8 dicas incríveis!

- Projeto de estudo para o Enem/vestibular: qual o melhor?

- Enem: 7 dicas fundamentais para arrasar na prova

Nova call to action

1. Aprenda fórmulas com associações

As fórmulas matemáticas podem ser vistas como grandes vilãs do aprendizado, afinal, são inúmeras e utilizadas para diversos fins; além disso, qualquer número ou símbolo errado faz “desandar” todo o problema. Para driblar essa dificuldade, uma opção divertida de como aprender matemática e suas fórmulas se dá por meio das associações.

Você pode utilizar associações já existentes e populares, como a seguinte música utilizada para compreender a tabela trigonométrica:

“Um, dois, três, três, dois, um… Tudo sobre dois, só não tem raiz o um.”

Além disso, você pode criar suas próprias associações, com frases, músicas e poemas. Basta usar a criatividade!

2. Utilize cores e desenhos para memorizar

Cores são ótimos estímulos visuais e uma boa forma de aprender brincando com a matemática. Além de serem aliadas na memorização e fixação do conteúdo, as cores podem ajudar na organização dos materiais e deixá-los mais bonitos. Algumas ideias para utilização das cores no estudo são:

- Categorizar por cor cada tema a ser estudado;

- Sinalizar dúvidas, erros recorrentes e outras prioridades em cores diferentes;

- Utilizar a cor para definir o nível de dificuldade do tema estudado.

As ferramentas para colorir os estudos de matemática são várias, desde canetas e lápis de cor até post its e cartões coloridos. O céu é o limite!

O mesmo vale para desenhos — muito recorrentes em geometria e trigonometria, por exemplo —, mapas mentais e outros esquemas visuais. Sair da linearidade é uma forma de estimular o raciocínio e criar novas associações positivas ao estudo. No caso da matemática, que busca resolver problemas, esses artifícios ajudam você a enxergá-la de um novo jeito.

3. Dê o play e pegue a pipoca, ou melhor, o caderno

Mesmo que os filmes não consigam nos ensinar, na prática, como resolver problemas matemáticos, eles têm o poder de nos inspirar e mudar a nossa visão sobre como aprender matemática.

Por isso, vale a pena incluir na rotina de estudos alguns filmes sobre gênios da matemática e renovar as energias para arrasar na matemática para o vestibular.

4. Não deixe a tecnologia de lado

A internet é um universo repleto de oportunidades de aprender brincando com a matemática. Há diversos aplicativos, canais no Youtube e inúmeras ferramentas disponíveis e que contribuem para um estudo divertido e produtivo da matéria.

Aplicativos de matemática

Mesmo na tela do celular, é possível manter os estudos em dia por meio de aplicativos para estudar matemática. Eles podem ser utilizados para solucionar e revisar problemas, conferir resumos e, até mesmo, gerar novas fórmulas para que você resolva.

Algumas opções apresentam o esquema de game, como é o caso do app Rei da Matemática. Outras são mais práticas e podem servir como apoio em outros momentos de estudo.

Canais no Youtube

Bateu aquela dúvida sobre uma matéria vista em sala de aula? Certamente, se você buscar por ela no Youtube, encontrará uma infinidade de vídeos que a esclarecem. Canais de estudo também são uma ótima forma de estudar, principalmente quando você for fazer revisão de erros.

5. Combine diversos métodos

Com tantas ideias sobre como aprender mais rápido a matemática e de forma divertida, os estudos ficam ainda mais leves e agradáveis. A melhor maneira de descobrir o método ideal para você é testá-los, combiná-los e encontrar o que melhor se encaixa na sua rotina. Mas uma coisa é certa: opções não faltam, diversão também não!

Bônus: dicas de matemática para o ENEM

Se você está se preparando para o ENEM, pode somar aos métodos de estudo questões de provas anteriores. Dessa forma, você entenderá quais são os temas mais recorrentes e  direcionará seus esforços para eles.

Como melhorar o meu desempenho nos estudos?

Tão importante quanto descobrir como aprender matemática é se desenvolver em todas as áreas de conhecimento. Confira o nosso post Atividades extracurriculares: 7 benefícios para os estudos e descubra outras formas de melhorar o seu desempenho na vida escolar!

Atividades extracurriculares: 7 benefícios para os estudos

Postado porColégio Motivo

Postado em17 de junho de 2021


Palavras chave:

Blog do Anglo

Ver todasclique para conhecer mais
receba nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba as últimas novidades por e-mail

entre em contato

Entre em contato

Entre em contato que nós iremos responder assim que possível.

Conheça nossas unidades

Copyright © | - Todos os Direitos Reservado por

Termos de Uso|Politica de Privacidade