logo colégio motivo

3 jogos matemáticos para educação infantil para confeccionar

Aluna do Motivo executando jogos matemáticos

Estudiosos da educação provaram na prática que brincar é o meio ideal de aprendizagem e desenvolvimento para as crianças. O uso de jogos matemáticos para educação infantil, por exemplo, é uma forma descontraída de aproximar as crianças dos números e quebrar o paradigma de que matemática é difícil.

No post de hoje, vamos falar sobre a importância dos jogos educativos para as crianças. Além disso, daremos dicas de jogos educativos, inclusive para fazer em casa, envolvendo o auxílio da criança na confecção. Confira a seguir!

Qual a importância dos jogos para as crianças?

Muitos especialistas em desenvolvimento infantil afirmam que as crianças constroem o conhecimento pela forma como elas exploram e se envolvem com seu ambiente. Aliás, essa é uma observação feita por Lev Vygotsky, um dos mais famosos psicólogos estudados nos cursos de formação para professores.

Com base nisso, os jogos infantis apresentam uma proposta pedagógica que favorece o aprendizado de forma lúdica e divertida.

Não se engane! Jogos infantis não são só brincadeiras, são instrumentos de aprendizagem autodirigida. São atividades que, muitas vezes:

- envolvem colaboração;

- requerem pensamento crítico;

- despertam o interesse da criança e seu envolvimento ativo;

- fornecem tarefas significativas e muito mais.

A aprendizagem lúdica, por meio de jogos didáticos, é uma forma de fazer com que a criança interaja com o seu mundo, estabeleça comunicação consigo mesma e com os colegas.

E a importância dos jogos matemáticos?

Diversas crianças apresentam dificuldade para aprender matemática, o que pode desmotivá-las e fazer com que percam o interesse por uma matéria tão importante. Além disso, como se trata de uma disciplina em que o nível de dificuldade vai aumentando, diversificar as formas de abordagem pode quebrar a barreira entre os alunos e “os números”.

Quando você cria um forte amor e uma apreciação pela matemática desde cedo, está preparando as crianças para um futuro de sucesso. Nesse sentido, os jogos matemáticos para educação infantil servem como excelentes instrumentos. Eles tornam a matéria tão interessante que, quando você menos esperar, a própria criança lhe pedirá: “vamos estudar matemática com aquele joguinho?”

Agora que você já sabe da importância dos jogos matemáticos para a educação infantil, vamos à parte prática!

Nova call to action

Como fazer jogos educativos de matemática?

Praticamente, qualquer jogo que envolva números pode ser transformado em uma forma de praticar matemática! E mais! Simples materiais que você, provavelmente, tem na sua casa podem servir para fazer um jogo matemático infantil super instrutivo e divertido.

É possível, até mesmo, confeccionar jogos com materiais recicláveis, transformando-os em incríveis jogos educativos reciclados para educação infantil. Assim, você contribui para a aprendizagem do seu filho e também para a preservação do meio ambiente!

Veja, a seguir, nossas dicas para a confecção de 3 jogos matemáticos para educação infantil.

1. Jogo da memória numérico reciclado

Você já se perguntou como poderiam ser aproveitadas todas aquelas tampas de garrafas PET que vão para o lixo todos os dias? Que tal usá-las para fazer um jogo da memória numérica para a sua criança? Veja o passo a passo de como fazê-lo:

1. pinte números nas tampinhas de forma que seja possível que a criança faça a correspondência com números de 1 a 10;

2. conte 20 tampas de garrafa;

3. trace 20 círculos em um pedaço de papel;

4. imprima ou escreva os números em cada círculo;

5. recorte todos os círculos e cole dentro das tampas.

O jogo já está pronto! Fácil, não é mesmo? Para jogar, basta virar todas as tampinhas e os adversários irem revezando, tentando fazer combinações. Quando uma combinação é feia, a criança pode tentar a sorte novamente. Ao final, ganha quem tiver acertado mais combinações.

Esse jogo é indicado para crianças a partir de quatro anos que estejam aprendendo os números. Além disso, com as tampinhas de PET, também é possível criar jogos de tabuada para crianças em fases mais avançadas da aprendizagem. As ideias são inúmeras!

2. Classificação e contagem matemática com garrafas PET

A quantidade de coisas que se pode fazer com as garrafas pet parece não ter fim! Com garrafas velhas e bolinhas de papel coloridas é possível criar jogos matemáticos de contagem e classificação mega simples, divertidos e que também trabalharão as habilidades motoras.

De várias maneiras, eles são um ótimo complemento para a área de matemática, em casa ou na escola. Siga o passo a passo para fazer um jogo matemático para educação infantil reciclado e super divertido!

1. pegue quatro garrafas pet de um litro e corte um orifício pequeno acima do fundo de cada uma, de modo que as bolinhas não caiam ao serem colocadas nas garrafas;

2. identifique cada garrafa com uma faixa de cor diferente, pode ser com tinta acrílica, fita adesiva colorida ou uma tira de papel colorido;

3. identifique as garrafas com números – que vão depender do nível numérico de aprendizado da criança;

4. coloque uma cesta ou vasilha cheia de bolinhas de papel nas cores correspondentes aos frascos.

Está feito! Para jogar, a criança terá de colocar as bolinhas na garrafa de cor correspondente. Também é possível combinar o conteúdo das garrafas para encontrar os totais; por exemplo: 10 bolinhas amarelas na garrafa amarela identificada com o numeral 10. Além disso, também é possível identificar as garrafas com numeração maior para subir o grau de dificuldade!

Habilidades da criança trabalhadas nesse jogo:

- Matemática: reconhecer numerais; contar usando correspondência 1: 1; classificar e combinar por cor; contar até 10 e além.

- Habilidades motoras: uso de controle e precisão para pegar e soltar pequenos materiais, movimento de pinça, coordenação das mãos e dos olhos.

3. Quadro de adição feito de papelão

Esse jogo é uma ótima maneira de ensinar matemática para os alunos do primeiro ciclo do fundamental. É fácil de fazer e, basicamente, você só utilizará papelão. Todos nós temos alguma caixa vazia esperando para ser reciclada e transformada em algo divertido, não é mesmo? Então, use-a e siga o passo a passo para confeccionar esse jogo:

1. corte duas placas/folhas de papelão de 50x30 centímetros cada;

2. em uma das placas, enumere uma coluna de um a 10 no canto esquerdo, pintando com lápis ou caneta colorida;

3. na frente de cada numeral, recorte quadradinhos de 1,5x1,5 centímetros na quantidade correspondente ao número, por exemplo, 1:□, 2: □□, 3: □□□ e por aí vai;

4. cole uma placa sobre a outra, de modo que os quadradinhos sirvam como pequenos buracos para depositar objetos;

Feito isso, separe objetos coloridos que você tenha à disposição. Podem ser botões, bolinhas, pompons, pequenos cones, peças que vêm em jogos de tabuleiro, enfim, quaisquer objetos pequenos que possam ser colocados dentro dos quadradinhos.

O jogo ajudará na soma e na associação de quantidade a números. Além disso, também auxiliará na percepção visual e na coordenação motora fina.

Viu como é fácil abusar do DIY (Do-It-Yourself / ͢Faça Você Mesmo) para confeccionar jogos para educação infantil? E o melhor: dá para fazer em casa, com materiais reciclados, e a criança ainda pode participar da produção. Enquanto participa, seu filho vai entendendo qual é a lógica do jogo!

Agora que você já sabe uma maneira divertida de ajudar seu filho a aprender matemática, que tal descobrir Como desenvolver a autonomia na educação infantil? Leia e Entenda!

Como desenvolver a autonomia na infância?

Postado porColégio Motivo

Postado em27 de maio de 2021


Palavras chave:

Blog do Anglo

Ver todasclique para conhecer mais
receba nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba as últimas novidades por e-mail

    entre em contato

    Entre em contato

    Entre em contato que nós iremos responder assim que possível.

    Conheça nossas unidades

      Copyright © | - Todos os Direitos Reservado por

      Termos de Uso|Politica de Privacidade