Proposta Pedagógica

No Motivo, o aluno vive sua plena potência, ampliando suas fronteiras e possibilidades de escolha. Ele recebe uma formação integral, refletida em atividades que contemplam o desenvolvimento intelectual, motor, emocional, social e ético em todas as fases de sua vida.
Como protagonista de sua trajetória de aprendizagem, o aluno é estimulado a utilizar os diversos espaços do colégio, ampliando seus conhecimentos por meio da interação com toda a comunidade escolar Atento à sociedade que o cerca, a colaboração é estimulada através de projetos sociais, instigando a consciência cidadã e o comprometimento com o outro.
Sendo, então, incitado a desenvolver ações mais responsáveis que impactem positivamente e o integre na comunidade em que vive.

Educação Infantil

No Colégio Motivo a criança tem o direito de viver situações desafiadoras, acolhedoras, seguras, que lhes desenvolvam as suas potencialidades, lhes possibilitem apropriar-se de diferentes linguagens e saberes culturais, expressando-se com liberdade e espontaneidade.
As atividades diárias são contextualizadas de modo vivo e evolutivo para que possam gerar significações para cada criança.
Incentivamos a colaboração entre todos os envolvidos, incluindo professores, crianças e comunidade, pois o bom convívio com as diferenças e as trocas interpessoais são grandes recursos de aprendizagem.

Ensino Fundamental 1

No Ensino Fundamental 1, o aluno participa ativamente da sua aprendizagem. Levando em consideração suas experiências anteriores, o aluno tem a oportunidade de experimentar novas situações e, a partir de então, desenvolver o senso crítico e argumentativo.
Desenvolvemos atividades práticas para que ele vivencie conceitos a partir de experimentos. Temos como objetivo desenvolver a autoestima e a confiança, motivando os alunos a acreditarem em seu potencial cognitivo, capacidades e valor.

Ensino Fundamental 2

No Ensino Fundamental II, a proposta é aprofundar os conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental I. Nessa etapa, o aluno amplia sua habilidade de pesquisar e sistematizar.
Com base nos conhecimentos de leitura, escrita, interpretação e raciocínio lógico, o aluno é estimulado a desenvolver seu pensamento crítico e a autonomia necessária para resolver conflitos e situações-problemas com criatividade, responsabilidade e resiliência. Seu aprendizado vai além do conhecimento científico, são desenvolvidas habilidades de convívio social tão caras à construção de laços de amizade, cuidado com outro, respeito a diferenças e valorização do potencial de cada um.
Portanto, para mensurar o desempenho pedagógico e social, há avaliação formal e acompanhamento sistemático de seu comportamento diário, do cumprimento de prazos estabelecidos na entrega de atividades e de normas e regras de convivência, da postura respeitosa com colegas, professores e funcionários.

Ensino Médio

No Ensino Médio a proposta é garantir aos jovens o direito de participar ativamente do seu processo de aprendizagem, assegurando-lhes a capacidade de raciocinar de modo autônomo e colaborativo.
Diante das mudanças típicas da adolescência, das transformações físicas e mentais e da trajetória da construção da identidade, estimularemos a consciência sobre si, a ética e o senso de responsabilidade perante a comunidade. Oferecemos também todo o suporte no processo de escolha da profissão bem como um preparo para um bom desempenho nos vestibulares do país.

Tempo Integral de Ensino

Para os alunos da Educação Infantil (a partir do Infantil 2 ) e Ensino Fundamental 1 temos a opção do Integral com atividades no contraturno.
Inclui orientação de estudos, realização de tarefas, aulas de inglês com o Red Balloon, artes, robótica, leitura, música, culinária, tecnologia, atividades lúdicas, contação de história e prática de esportes.

Turma Militares

A preparação para os vestibulares militares exige muita dedicação e um estudo diferenciado. Dispomos das turmas AFA/EFOMM e ITA/IME, oferecendo o melhor preparo para aqueles alunos que desejam concorrer aos vestibulares militares e alcançar o sucesso.