Vivenciar e aprender de maneira significativa

Para compreenderem o gerador Van de Graaff, os alunos foram convidados a vivenciar os efeitos da eletricidade no próprio corpo. De acordo com o professor Rogério Andrade:

“A eletrização do condutor se dá por atrito de uma correia de borracha com cilindros de nylon. A carga elétrica é conduzida à esfera metálica elevando seu potencial elétrico a cerca de 250.000 volts. O efeito visto se dá pelo acúmulo de carga elétrica nos cabelos, fazendo-os repelirem-se.”

Trabalhar de maneira participativa e prazerosa é um valor para nós, pois se trata de promover a aprendizagem efetiva: os alunos ampliam a sua capacidade de compreender fenômenos do mundo, bem como de aplicar os conceitos científicos trabalhados na sala de aula.