TODOS OS DIAS SÃO DE POESIA!

De acordo com a Unesco, o Dia Mundial da Poesia deve ser comemorado no dia 21 de março. Contudo, para nós, brasileiros, as datas escolhidas para essa comemoração são os dias 14 de março, o dia do nascimento de Castro Alves – importante poeta baiano –, e 31 de outubro, data de nascimento do também poeta Carlos Drummond de Andrade.

Simbolicamente, não poderia haver data mais apropriada do que 14 de março. Castro Alves foi um poeta abolicionista que escreveu sobre a liberdade e a igualdade. E não é que a poesia é libertadora? Reflete o que nos une. É ela que nos leva a acentuar a nossa liberdade estética, sensorial e simbólica, construindo nosso repertório cultural, decisivo para a formação de gerações mais sensíveis ao olhar do outro.

Para este ano, no Motivo, escolhemos o tema Quando escuto a poesia, respeito as diferenças, acolho a singularidade.

E foi a partir dele que, em todas as unidades, os alunos puderam ler, debater e preparar suas apresentações do fim de março, em Caruaru, Casa Forte e Petrolina, e do  início de abril, em Boa Viagem.

E por que, no Motivo, dedicar um mês à poesia?

Importante gênero textual, a poesia é um dos mais ricos e tradicionais escritos da cultura ocidental. É através dela que gerações inteiras escreveram e escrevem suas dores, seus amores e suas críticas. Instrumento de luta e de sensibilização, a poesia é, para muitos, "o lugar’’ em que nos reconhecemos como seres mais sensíveis e engajados.

Ficamos muito orgulhos por acompanhar esse lindo trabalho com poemas, performances, músicas e danças. Um trabalho que muito nos emocionou e mostrou o potencial de nossos estudantes.