Notícias

O COMEÇO DE UM PROCESSO COLETIVO

A Educação Infantil é o começo de um processo coletivo, um lugar formal de aprendizagem que precisa pertencer à vida real,e a natureza instiga a brincadeira – uma das formas de aprender. É essencial que meninas e meninos se sintam parte das experiências realizadas, valendo-se do uso do corpo nas interações, para se emocionarem e pertencerem. Essa convivência é o que possibilita a Educação para a responsabilidade e para a sustentabilidade. E a investigação acontece com o objetivo de ampliar o processo de pesquisa.

Nossos estudantes criaram suas narrativas a partir de um passeio investigativo com foco na observação de formigas e seus caminhos. O episódio de pesquisa se deu, num primeiro momento, com a etapa de observação. Depois, as crianças trabalharam com o corpo, percorrendo um circuito. Por fim, realizaram marcas gráficas com riscadores, tendo o papel como suporte.

A natureza, enquanto território de experiências, precisa estar presente nas brincadeiras e descobertas, tanto do meio em que as crianças vivem quanto para o reconhecimento do próprio corpo, numa relação de interação e respeito.