Motivo para comer bem

O ato de se alimentar nasce junto com um momento de acolhida e possibilita a criação de vínculos ao adulto cuidador. Ao oferecer o alimento o adulto também oferece um olhar interessado e cuidadoso, cria um ambiente seguro e confortável para que ambos possam vivenciar este ato com prazer e entrega total.

O clima tranquilo, participativo, a possibilidade de fazer escolhas e o sabor dão conta de criar uma relação saudável e prazerosa com a comida. É fundamental que a criança não cresça associando alimento saudável a um dever que será recompensado com algo que ache mais gostoso.

A autonomia na hora de comer é um outro aspecto relevante e que deve ser observado com cautela. Do mesmo modo que não recomendamos forçar a ingestão dos alimentos, também não devemos antecipar ou retardar atitudes que os pequenos possam adquirir na direção de uma maior independência para comer.

Criar hábitos alimentares, no Colégio Motivo, não é um detalhe a mais na rotina das crianças.  A hora de alimentar-se está longe de ser uma pausa ou complemento na aprendizagem e no desenvolvimento pleno da criança. Ao contrário, alimentação é cuidado e não custa nada lembrar que o cuidado anda junto com a educação e é fundamental na rotina das crianças.