O NORDESTE QUE FAZ SENTIDO

O Motivo Cultural se aproxima. Com a chegada dele, é possível acompanhar mais de perto as produções finais dos estudantes. O tema deste ano é O Nordeste em todos os sentidos, e o Fundamental 2 foi convidado a pensar o Nordeste: com o tato, o paladar, a visão e a audição.

Mas, nas quatro unidades, para que o projeto seja significativo, um caminho está sendo construído, tornando o processo ainda mais intenso.

O artesanato indígena foi escolhido para um dos temas para as produções do 6º Ano. Depois de pesquisarem a origem e a relevância desta cultura manual, eles montaram mandalas, a partir de elementos naturais encontrados na própria escola ou trazidos de casa, entendendo que o artesanato é uma representação tão rica e necessária às mais diversas civilizações.

Os alunos do 7º Ano, para desenvolverem as vivências necessárias para a continuidade da pesquisa para o projeto anual. O paladar e o Nordeste, foram conhecer o Engenho Sanhaçu, em Chã Grande. Com o intuito de apreciar os produtos oriundos da cana-de-açúcar, os processos de fabricação e a riqueza do lugar, receberam explicações nas áreas de Língua Portuguesa, Matemática e História para arrematar seus conhecimentos acerca do tema estudado.