Grêmios em Ação

Com um primeiro semestre bastante agitado, nossos alunos do Ensino Médio puderam comprovar mais uma vez que estamos consolidando um aluno potente.

Temas bastantes atuais e relevantes, nossos alunos que compõem o Grêmio Clarice Lispector, da Unidade Boa Viagem, realizaram várias discussões nos Cafés Filosóficos. No mês de abril, houve o debate sobre o papel social da mulher, o “Maria luta com as outras: A importância da mulher na sociedade”. E, no mês de junho, mais uma edição do Café Filosófico foi realizada. Com a mediação do Professor Mário Souza, houve a palestra sobre o tema “Intolerância Religiosa: uma conversa sobre respeito e diversidade”, que contou com convidados como o Pastor Alexsandro Beijamim, o professor de Sociologia Eduardo Sampaio, o evangelizador infantojuvenil Heitor Henrique e o sacerdote juremeiro, historiador e mestre em Ciência da Religião Alexandre L’Omi L’Odó.

Na Unidade Petrolina, aconteceu a posse do Grêmio Estudantil Graça Migliorini. A solenidade que emocionou todos contou com hasteamento de bandeiras e discurso dos integrantes. A grande homenageada, a professora de Literatura Graça Migliorini, estava presente em nossa Unidade e demonstrou uma enorme gratidão:

Eu me sinto realizada em poder contar com a parceria de Aline (Coordenadora de Segmento) e Marta (Diretora da Unidade) na realização desse projeto tão importante. Grata!”.

O grêmio vem para consolidar o perfil de aluno potente que temos. E, por meio da democracia na escola, teremos dias de aprendizado de ambos os lados (Coordenação e alunos), fortalecendo nossa parceria e desenvolvendo a autonomia, como podemos perceber nas palavras da aluna Maria Eduarda Ferreira, vice-presidente:

"Este ano temos a honra de dar início a um importante projeto, agora presente na unidade Motivo de Petrolina. O Grêmio vem para representar os alunos no espaço escolar e para estabelecer melhor comunicação entre esses e a Coordenação. Agora podemos exercer nossos papéis de cidadãos e buscar, por meio dos nossos direitos e deveres, uma melhor cooperação entre todos os setores.

Nossa chapa foi formada pela vontade de representação presente em todos aqueles que a compõem e, além disso, pelo objetivo de dar maior voz aos alunos dentro dos vários setores: social, esportes, ambiente... Queremos trabalhar buscando cada vez mais os valores transmitidos também por nossa instituição, dentre eles, amar, acolher e, cada vez mais, ter o objetivo de alcançar um mundo melhor."

Na Unidade Caruaru, no mês de abril, aconteceu a posse do Grêmio Estudantil Marie Curie, primeiro grêmio da Unidade. No mês de junho, aconteceu o Café Filosófico com o tema “A liquidez na Sociedade Contemporânea”. O evento contou com a mediação do professor Paulo André, a participação do Orientador Educacional Carlos Filho e do Coordenador de Segmento, Leonardo Nogueira. O evento envolveu música, debate, um banquete e momentos com técnicas que mobilizaram o trabalho psicomotor dos alunos. Tudo isso para buscar estimular reflexões acerca das nossas relações atuais, redes sociais, questões existenciais e a formação da identidade dos sujeitos. Com inspiração do sociólogo Zygmunt Bauman, foram trabalhados diversos temas voltados para a fluidez das relações.