Grêmio Estudantil Clarice Lispector – 2ª Gestão (Motivo Boa Viagem) Grêmio Estudantil Clarice Lispector – 1ª Gestão (Motivo Boa Viagem)

Experimentar a democracia é construir a cidadania

Escola é lugar onde convivem diferentes atores. Poder ouvir a voz dos estudantes, atores finais e principais do processo educativo, é fundamental para que possamos ter uma escola viva, em movimento. Os jovens, sobretudo no Ensino Médio, vêm com muita vontade de serem protagonistas de suas vidas e do mundo que os cerca. O Projeto de Liderança do Motivo é uma ferramenta para desenvolver o protagonismo responsável e a liderança representativa. E foi isso que vivenciamos ao longo do mês de março: as eleições para os Líderes de Turmas.

Esse intenso processo de participação política foi desenvolvido em articulação com a disciplina de Sociologia. Os estudantes foram convidados a pensar sobre o significado da representação política, da escolha de representantes, bem como sobre suas responsabilidades. Em cada turma, a Orientação Educacional mediou uma reflexão sobre o perfil do líder que a turma gostaria de ter e uma agenda para encaminhamento de pautas de interesses coletivos, de cada sala. Esse foi o início de um processo de liderança e representação que se desenvolverá ao longo do ano letivo, mediante as ações protagonistas dos líderes eleitos.

Em um ano de decisões políticas importantes no cenário brasileiro, poder, na escola, experimentar a democracia é um passo de grande importância para a formação de estudantes cidadãos e de uma sociedade consciente do seu poder de ação mediante o voto nas urnas.

As eleições para o Grêmio Estudantil foram outro importante processo político em curso ao longo do mês de março. Os estudantes das unidades do Motivo Caruaru e do Motivo Boa Viagem desenvolveram campanhas das chapas inscritas, eleições e posse das chapas eleitas. O Grêmio, como representação organizada dos estudantes em cada unidade do Colégio Motivo, tem participação ativa no cotidiano da escola por meio de ações, eventos e projetos que rompem a rotina da escola, e que contribuem para o desenvolvimento dos nossos alunos e da escola como um todo.