ESPORTES 2019

A prática de esporte promove o desenvolvimento físico e motor das crianças, estimula a aprendizagem colaborativa e a interação entre alunos, além de trabalhar as noções de disciplina, respeito, dedicação e convivência com as diferenças.

FUTSAL

As escolinhas de futsal trabalham as habilidades básicas dessa modalidade, como a inclusão social associada ao desenvolvimento das capacidades cognitivas, motoras e coordenativas. As aulas são oferecidas a turmas de alunos com idade entre 3 (três) e 18 (dezoito) anos. Os atletas ficam habilitados a participarem de festivais e de competições da Rede Motivo, que tem como objetivo a socialização, o trabalho em equipe e a experimentação de situações reais de jogo.

BASQUETE

O basquete tem muitas características peculiares, e, pensando nisso, essa escolinha irá trabalhar com metodologias diversificadas, que podem variar de simples treinamentos técnicos a jogos lúdicos cooperativos. Sempre com foco na melhoria das habilidades motoras exigidas para esse tipo de esporte (lateralidade, coordenação, agilidade e resistência) e no estímulo das capacidades cognitivas (entendimento das regras, noções táticas e básicas do esporte). As turmas são oferecidas para alunos a partir de 8 (oito) anos.

VÔLEI

Nas escolinhas de vôlei, os alunos aprendem as técnicas necessárias para sua prática, as regras do jogo, a importância do trabalho em equipe, além do desenvolvimento de qualidades físicas como velocidade, agilidade, força e reação. Turmas para alunos a partir de 8 (oito) anos.

HANDEBOL

As aulas de handebol trabalham a técnica dos movimentos exigidos no jogo e as suas regras básicas. Buscam desenvolver a coordenação motora, a agilidade, a força, a velocidade e o aumento da capacidade cardiorrespiratória. As aulas são oferecidas nas unidades Boa Viagem, Casa Forte e Petrolina para alunos com idade entre 9 (nove) e 12 (doze) anos.

JUDÔ

Para os alunos a partir de 4 (quatro) anos de idade, além de uma prática de atividade esportiva, o judô estimula o respeito entre os participantes e desenvolve valores primordiais como honestidade, civilidade, disciplina, humildade, solidariedade e companheirismo.

BALÉ

Nas escolinhas de balé, além das técnicas, os alunos desenvolvem a percepção de corpo e espaço, despertando habilidades como expressão, comunicação           ­ — verbal e corporal —, criatividade e memorização. A prática dos exercícios fortalece a musculatura do corpo e estimula a concentração e a disciplina, além de potencializar as habilidades artísticas e motoras. As turmas de balé são oferecidas para alunos a partir de 2 (dois) anos.

JAZZ

O Jazz é uma atividade que trabalha a coordenação, o equilíbrio e a criatividade com o corpo. Os alunos aprendem as técnicas de contração e de relaxamento, controle individual das partes do corpo, e desenvolvem aquecimentos e alongamento por meio dos princípios da dança criativa. São trabalhados a autoexpressão, o ritmo e a criação de forma divertida, espontânea e lúdica. As aulas são oferecidas nas unidades Boa Viagem e Casa Forte para alunos a partir de 7 (sete) anos.

SAPATEADO

A escolinha de sapateado é oferecida na Unidade Boa Viagem para alunos a partir de 7 (sete) anos. Nela são trabalhados os passos básicos da modalidade, como a prática de exercícios que treinam a coordenação motora e a construção rítmica dos passos com agilidade e precisão.

CONTEMPORÂNEO

Essa modalidade tem o objetivo de, por meio da dança, refletir sobre as características de nosso tempo, como as tensões estabelecidas por dualidades da vida moderna: o trabalho pessoal e coletivo, a diferença entre ação e emoção, a efemeridade e a permanência. As aulas são realizadas 2 (duas) vezes por semana.

YOGA E MEDITAÇÃO

Esta escolinha é oferecida para alunos do 1° ao 5° Ano do Ensino Fundamental. A modalidade tem como objetivo equilibrar no estudante suas emoções e melhorar seu relacionamento com todos ao seu redor, despertando, assim, habilidades socioemocionais adormecidas e o controle sobre seus corpos e mentes, a fim de amenizar o estresse do cotidiano de nossa sociedade contemporânea. As aulas são realizadas 2 (duas) vezes por semana.

PSICOMOTRICIDADE

A psicomotricidade trabalha a consciência corporal, a maturação e a cognição das crianças. Aliada à estimulação sensorial, desenvolve a organização funcional neurológica e provoca um aprendizado por meio dos movimentos globais estruturados e finos. Esta escolinha acontece 2 (duas) vezes por semana.

GINÁSTICA RÍTMICA

A escolinha de ginástica rítmica tem como objetivo desenvolver a coordenação motora, a percepção corporal, a lateralidade, a consciência corporal dos movimentos físicos e estéticos e o aprimoramento do esquema corporal associado às habilidades rítmicas e expressivas. Acontece 2 (duas) vezes por semana.