Entrando no ritmo da Rotina de Estudos

Iniciar um ano letivo no Ensino Médio pode ser um desafio tanto para alunos de 1º Ano, que estão entrando em um novo segmento, quanto para alunos do 2º e 3º Anos, que, por sua vez, estão cada vez mais próximos de momentos decisivos para o alcance de seus objetivos. Voltar às aulas após um longo período de férias e descanso requer uma nova organização do tempo de cada estudante, bem como disciplina na execução das atividades programadas.

Na abertura do projeto, realizamos uma Live com a presença do aluno Kelven Guerra (estudante da turma ITA/IME – Motivo Boa Viagem) e das ex-alunas, concluintes em 2017, Ana Mel Valadares (Motivo Casa Forte) e Vitória Falcão (Motivo Caruaru), compartilhando com Sérgio Ribeiro (Diretor-Geral Rede Motivo), Silvanith Mesquita (Psicóloga do Motivo Boa Viagem) e Leyllyanne Souza (Supervisora Rede Motivo), suas experiências de estudos e as estratégias que utilizaram para alcançar seus objetivos de aprovação em universidades públicas.

“Como passar no Vestibular?” foi uma questão discutida entre o trio de estudantes. Apesar de não haver uma receita que possa ser infalível como resposta a essa questão, importantes dicas foram compartilhadas:

1. Estudar é fundamental para se superar, como disse Vitória Falcão:

“Eu nunca gostei de Português, sempre tive muita dificuldade... Era uma disciplina que eu não conseguia me organizar para sentar e estudar. Mas eu tinha aquele apoio e comecei a tomar gosto. Quando eu peguei aquele resultado, e vi um 9,0 na redação da UPE, eu chorei de emoção, de dizer: Meu Deus, eu consegui! Porque era uma coisa que eu não acreditava!”

2. Organizar e adequar o tempo e a forma de estudo são as melhores estratégias, como indicou Ana Mel Valadares:

“Quando eu estava muito cansada, chegava tarde em casa e não aguentava mais, eu fazia um mapa mental: eu lembrava tudo o que tinha visto no dia e fazia o meu mapa mental, com os meus desenhos... Eu não estava lendo, mas aquele mapa mental ficava na cabeça porque eu estava fazendo, mesmo sendo uma coisa pequena”

3. Autoconhecimento e sinceridade são essenciais para a autorregulação do aluno, como alertou Kelven Guerra:

“Principalmente não mentir para si mesmo. Porque você pode pegar o livro, dizer para você mesmo que está estudando, mas tem a distração do telefone. Você está estudando, mas, ao mesmo tempo, você não está estudando. Precisa ter foco!”

Você pode conferir a Live na íntegra em nossa página do facebook, clicando AQUI

Para dar continuidade ao projeto, serão realizadas, de 05 a 09 de março, oficinas nas quais os alunos poderão aprender técnicas de estudo e de organização do tempo para que possam construir, com autonomia e consciência, um horário de estudos que lhes seja funcional. As inscrições são feitas na Coordenação.

Ainda para auxiliar os alunos nessa volta às aulas e organização de sua rotina, demos início ao Projeto Motive-se: um banco de exercícios que é ofertado a cada 15 dias, para alunos de 1º e 2º Anos, e, a cada 8 dias, no caso dos alunos do 3º Ano. Ao realizar essas atividades, os estudantes, além de estarem exercitando os conteúdos trabalhados em sala de aula pelos professores, estarão, também, preparando-se para as avaliações internas (Parciais e Globais) e para as avaliações externas no final do ano (SSA e ENEM). Não deixem de aproveitar ao máximo essa ferramenta!