Notícias

De onde vem a chuva?

No período chuvoso, as crianças criam muitas hipóteses que, associadas a seus conhecimentos prévios, geram questionamento, como: “Por que será que as pessoas olham para o céu e falam que vai chover?”; “O que são as nuvens?”; e “De onde vem a chuva?”. 

As crianças, através do seu contato com esse fenômeno, percebem que uma chuva refrescante provoca sensações, desperta emoções e estimula a pesquisa. A Educação Infantil do Colégio Motivo acredita que não é só falar sobre as plantas, pintar árvores, escutar histórias e ver nos livros o que é necessário para preservar o meio ambiente. Os alunos precisam aprender com as mãos e o corpo inteiro, em contato com a água, o Sol e a chuva, as folhas, os bichos e a terra, colocando nosso corpo completo para sentir, perceber e apreender os sentidos da natureza. Por fim, percebemos que não existe dia ruim para brincar, mas roupas adequadas para o clima. Nossos pequenos vivenciaram momento em que puderam explorar a chuva de forma que não resistimos ao chamado da natureza para valorizar o que é natural.

Através da vivência, as crianças refletiram sobre a importância e as consequências da chuva para o meio ambiente e o social, observaram as nuvens e sua relação com a chuva.