Segundo Semestre no Motivo

O nosso segundo semestre chegou cheio de realizações e aprendizagens significativas. Tanto por parte dos nossos docentes, como por parte de nossos estudantes. Por meio das produções de nossos alunos revelaram o quanto protagonistas se tornaram! A Arte na Educação Infantil começou a fazer mais sentindo, priorizando o que faz pensar... Motivo de ser belo! Em nosso Motivo Cultural, percebemos marcas pessoais nas obras apreciadas. Já não vimos desenhos iguais... Criação de hipóteses aconteceram de maneira natural, evidenciando as diversas linguagens das crianças e dos jovens. Elementos não estruturados tomaram o lugar de brinquedos prontos, fazendo os alunos expressarem a sua visão de mundo. A escuta permeou a relação entre aluno e professor; este último assumiu o papel de mediador, num ciclo constante de trocas de conhecimento. Nossos ambientes ganharam vida! Nossos cantos reafirmaram a nossa proposta pedagógica. Os espaços tornaram-se educadores, convidativos incentivadores da pesquisa científica, instigando a curiosidade de nossas crianças e jovens. A interação com a natureza oportunizou um momento de descobertas e cuidados. O lixo está bem mais seletivo, reaproveitável e funcional. Números e letras receberam funções. Hoje, os alunos entendem para que apreendem a ler, escrever e contar. O passeio pelo nosso NORDESTE despertou nossos sentidos, reafirmando identidades e conhecendo o que, até então, era desconhecido. Inventamos, reinventamos e resignificamos. Nossas famílias adentraram em nossa escola como parte da equipe e se fez presente em cada culinária realizada, em cada teatro apresentado, nas autorizações para as aulas de campo etc. As sugestões foram surgindo e nos ajudando a melhorar. Cada responsável passou a perceber que faz parte do processo de ensino e aprendizagem de seus filhos. Demos as mãos em um único objetivo: os estudantes. As salas de aula deixaram de ser o nosso único e mais importante espaço de aprendizagem. Contamos, recontamos, criamos textos coletivos e encantamos nos palcos e no cinema. Com todo esse movimento, só poderíamos esperar uma coisa: crianças e jovens realizados, felizes, protagonistas, solidários, responsáveis e cheios de MOTIVO para criarem a sua própria história.

E em 2018, seguiremos nessa parceria de sucesso promovendo o desenvolvimento de toda nossa comunidade escolar. Desejamos um Feliz final de ano a todos.